A indústria têxtil e do vestuário (ITV) é uma indústria com tradição. Considerada uma das mais antigas de Portugal, e com um legado valioso, soube evoluir e modernizar-se, sendo hoje reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e saber-fazer.Hoje, a ITV nacional destaca-se no panorama europeu. Portugal é, neste setor, o 3º maior empregador e o 5º principal mercado em volume de negócios da UE.
O maior textile hub da Europa localiza-se em Portugal. O cluster da indústria têxtil e do vestuário é marcado por uma muito pronunciada concentração geográfica das suas empresas, que por diversos fatores se aglomeraram no Norte do país.São escassas as regiões na Europa com estas características. Tâmega e Sousa, Vale do Ave, Cávado e Porto são o epicentro desta indústria. Deste modo, várias fases da cadeia produtiva estão localizadas num raio de poucas dezenas de quilómetros, o que gera vantagens em termos de versatilidade e facilita a entrega de soluções completas e competitivas.
O dinamismo deste setor tem sido notório, e a sua capacidade de reinvenção tem contribuído para o destaque que tem tido no contexto global. Portugal já é considerado um hub de conhecimento, inovação e produção na têxtil e vestuário.
De vocação fortemente exportadora, o volume de negócios afeto ao mercado externo tem aumentado de forma significativa. Portugal é reconhecido pela excelência do seu modelo de private label e é parceiro de clientes internacionais de renome.Simultaneamente, é um país com marcas tradicionais e inovadoras que se procuram diferenciar, novos talentos e criadores de grande valor, com crescente projeção internacional.
Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.
Por Mariana Casola Falcão, gestora da Fileira Lifestyle - Moda da AICEP