A tecnológica portuguesa especializada em soluções de Inteligência Artificial para operadores ferroviários está focada na consolidação no Norte da Europa e expansão através de parcerias estratégicas. Em julho de 2025 passou a fazer parte do grupo canadiano Modaxo.
Os anos 2024 e 2025 têm sido de transformação, durante os quais reforçámos a rentabilidade, consolidámos relações com clientes estratégicos, estabelecemos novas parcerias e lançámos as bases para um crescimento escalável", afirma Miguel Velosa Rodrigues, CEO da Siscog, que foi anunciado recentemente, e que passou pela Siemens, Yunex Traffic e Vanderlande Logistics.
A missão da Siscog é disponibilizar capacidades avançadas de planeamento e gestão de recursos, baseadas em IA, às empresas de transporte. A aquisição da Siscog pela canadiana Modaxo em julho de 2025 não coloca em causa a autonomia, que é central na estratégia da Siscog dentro do novo grupo. "Mantemos total autonomia no desenvolvimento dos produtos e na relação com os clientes, garantindo que a agilidade e a inovação continuam a ser pilares centrais. A Modaxo tem incentivado essa independência, promovido a partilha de boas práticas e está empenhada nas nossas ambições de crescimento", esclarece Miguel Velosa Rodrigues.
As soluções da Siscog cobrem todo o ciclo de planeamento e gestão das operações de transporte, desde o planeamento a longo e curto prazo até à gestão de perturbações em tempo real. Os produtos, desde o Ontime (horários), até o Fleet (veículos) e os Crews (tripulações), destacam-se pela capacidade de refletir os objetivos, regras e restrições específicas de cada operador.
A eficácia das soluções
"O que verdadeiramente distingue a Siscog é a combinação de conhecimento especializado, décadas de experiência no setor e a otimização tangível na utilização de recursos. Por exemplo, os nossos clientes reportam ganhos de eficiência entre 2% e 10%, traduzindo-se em poupanças de centenas de milhares de euros", revela Miguel Velosa Rodrigues. Em média, os clientes alcançam retorno do investimento entre seis a 12 meses, aumentos de receita entre 3% e 5%, e mais de 50% de redução no tempo de planeamento.
Miguel Velosa Rodrigues partilha um caso revelador da eficácia das soluções: "Na VIA Rail Canada, o ceticismo inicial dos planeadores levou o responsável a afixar uma nota na parede com a frase: 'Confiem no otimizador!' Temos inúmeros exemplos em que os nossos clientes ficam genuinamente surpreendidos com os resultados obtidos pelos nossos otimizadores, chegando a fazer o planeamento manualmente e a verificar os resultados várias vezes para acreditarem que os ganhos são reais."
Ao contrário de muitas empresas que recentemente adotaram a Inteligência Artificial (IA) como estratégia de marketing, na Siscog a IA é o ponto de partida. "A IA está no centro da nossa tecnologia desde o início, não como uma tendência recente, mas como um elemento fundacional. Atualmente, em conjunto com a Investigação Operacional, constitui a base das nossas capacidades de automatização e otimização", explica Miguel Velosa Rodrigues.
Principais mercados
Os sistemas aplicam técnicas de IA para resolver problemas complexos de otimização combinatória, ajudando os operadores a gerir compromissos difíceis entre eficiência de custos, satisfação dos passageiros e das tripulações. A empresa está agora a integrar componentes de aprendizagem orientada por dados, modelos preditivos, simulações de cenários e análises, permitindo aos clientes produzir planos menos suscetíveis à propagação de atrasos.
Os principais mercados da Siscog são a Europa e a América do Norte, comprojetos ativos no Reino Unido, Países Baixos, Noruega, Finlândia, Suécia, Portugal, Espanha e Canadá "Nos próximos três a cinco anos, pretendemos consolidar a nossa posição forte no Norte da Europa, ao mesmo tempo que expandimos pela Europa através de parcerias estratégicas e da presença internacional da Modaxo", adianta Miguel Velosa Rodrigues.
O investimento em I&D mantém-se como prioridade, com a empresa a reinvestir consistentemente uma parte significativa das receitas nesta área. A SISCOG mantém colaborações ativas com instituições académicas como o Instituto Superior Técnico e vários consórcios europeus de investigação.
A capacidade de adaptação a requisitos regulatórios diferenciados é outro trunfo competitivo. "Os nossos sistemas são concebidos para modelar e cumprir leis locais, acordos coletivos e regras operacionais. Requisitos regulatórios variados, e em constante evolução, são, na verdade, fontes de oportunidade para os nossos sistemas", conclui Miguel Velosa Rodrigues.
A empresa que nasceu de doutoramentos em IA
Fundada em 1986 por dois investigadores portugueses, a Siscog tornou-se pioneira na exportação de software nacional e referência mundial em soluções para operadores ferroviários.
A história da Siscog começou no outro lado do Atlântico, nos laboratórios universitários dos Estados Unidos, onde Ernesto Morgado e João Pavão Martins concluíam os seus doutoramentos em Inteligência Artificial. Era a década de 1980 e a IA ainda longe da mediatização actual, despontava como uma área promissora para aplicações comerciais. Os dois investigadores portugueses reconheceram esse potencial e, ao regressarem a Portugal, transformaram este conhecimento académico em negócio.
"Embora inicialmente não soubéssemos qual o sector a privilegiar, tínhamos três princípios orientadores bem definidos: trabalhar numa área de nicho, desenvolver produtos próprios e apostar no mercado internacional", explica Miguel Velosa Rodrigues, actual CEO da empresa.
A estratégia começou de forma modesta, com conferências sobre IA para divulgar as potencialidades da tecnologia. Seguiu-se um período de exploração de oportunidades - algumas bem-sucedidas, outras frustradas, até que a Siscog encontrou o seu caminho: o desenvolvimento de soluções de software para o planeamento e gestão de recursos em empresas ferroviárias e de metro.
Pioneiros na exportação de software português
Ao longo de quase quatro décadas, a Siscog consolidou-se como referência internacional no fornecimento de sistemas avançados de planeamento e otimização de recursos para operadores ferroviários e de metro. O ano de 1993 marcou uma viragem decisiva: a conquista do primeiro cliente internacional, os Caminhos de Ferro Holandeses (NS). Desde então, a internacionalização tornou-se o ADN da empresa - entre 90% e 95% da actividade é orientada para a exportação.
O ICEP, actual AICEP, distinguiu a Siscog como a primeira empresa portuguesa a utilizar Inteligência Artificial e a primeira a exportar software, num tempo em que o país ainda procurava afirmar-se na economia digital global.
Hoje, a carteira de clientes inclui parcerias duradouras com alguns dos mais importantes operadores europeus como a NS (Nederlandse Spoorwegen), VIA Rail Canada, Vy (Noruega), VR (Finlândia), London Underground, Metropolitano de Lisboa e Medway. O portefólio de soluções evoluiu da gestão de tripulações para abranger horários e veículos, formando uma suite completa e integrada para o planeamento e gestão operacional.
Em julho de 2025, após quase 40 anos como empresa independente, detida pelos seus cofundadores, a tecnológica portuguesa passou a integrar o grupo Modaxo. Miguel Velosa Rodrigues assumiu a liderança como CEO, para dar continuidade ao legado e impulsionar a inovação e o crescimento.
A transição não significa, porém, uma ruptura com o passado. Ernesto Morgado e João Pavão Martins, os fundadores que transformaram investigação académica em sucesso empresarial, mantêm-se activamente envolvidos como assessores seniores. O seu papel é estratégico: assegurar que "a cultura, o conhecimento e a excelência académica da Siscog continuam a moldar a sua evolução", como sublinha Miguel Velosa Rodrigues.
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Investimento
SISCOG: uma nova vida no grupo Modaxo
Empresa focada na consolidação no Norte da Europa e expansão através de parcerias estratégicas.
Jornal de Negócios
23/10/2025
Imprensa Nacional