O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, centro de tecnologia e inovação sediado em Guimarães, marca presença na K 2025, a maior feira mundial dedicada à indústria dos plásticos e borrachas, que decorre de 8 a 15 de outubro, em Düsseldorf, Alemanha. Esta participação, seundo o PIEP, reforça a sua estratégia de internacionalização e consolida o seu papel como parceiro de inovação da indústria europeia na criação de novos materiais, processos e soluções inteligentes e sustentáveis.
Com um stand centrado na demonstração tecnológica e na cooperação empresarial, o PIEP apresenta 18 demonstradores de projetos que traduzem a capacidade de inovação nacional ao nível dos polímeros e da engenharia. Entre as soluções em destaque encontram-se um reservatório de hidrogénio estruturado em fibra de carbono, concebido para aplicações de mobilidade sustentável; peças poliméricas com circuitos eletrónicos incorporados através da tecnologia Laser Direct Structuring (LDS), abrindo caminho a produtos mais leves e inteligentes; e materiais sustentáveis de nova geração produzidos a partir de resíduos industriais e biomateriais, com potencial de utilização em indústrias como a automóvel, aeroespacial, de embalagem, energética e de calçado.
Para além dos demonstradores tecnológicos em exposição, o PIEP evidencia o seu percurso internacional, com projetos desenvolvidos para organismos e empresas de referência mundial. Entre eles, destacam-se a colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), mais recentemente, o trabalho conjunto iniciado com o CERN no Einstein Telescope, e a participação em várias agendas mobilizadoras do PRR, como é o caso da Sustainable Plastics, centrada em soluções sustentáveis e inovadoras para a indústria dos plásticos.
A participação na K 2025 reflete, de acordo com o PIEP, o compromisso com a internacionalização e a competitividade da indústria portuguesa, posicionando-se como ponte da investigação aplicada e inovação para o mercado europeu. Com um portefólio diversificado de competências em ecodesign, fabrico avançado, compósitos, digitalização, testes, polímeros inteligentes e economia circular, o PIEP reforça o seu papel de parceiro estratégico de inovação da indústria na criação de valor e sustentabilidade.