Seis produtos por minuto. Foi este o ritmo - quase mecânico - a que as pequenas e médias empresas portuguesas (PME) venderam na Amazon no ano passado. No total, mais de 3 milhões de artigos chegaram a clientes dentro e fora da Europa, um aumento de 20% face ao ano anterior que ajudou a empurrar as exportações destas empresas para um novo máximo histórico: 145 milhões de euros, ultrapassando pela primeira vez esta fasquia. Os dados foram divulgados esta terça-feira pela própria Amazon.
A forte dinâmica exportadora explica grande parte deste desempenho. Mais de 95% das PME portuguesas presentes na plataforma enviaram produtos para mercados internacionais, alcançando clientes em mais de 110 países e territórios. A União Europeia continua a concentrar a maioria das vendas: 85% das exportações seguem para o Mercado Único, com destaque para Espanha, França e Alemanha, que permanecem os principais destinos. Só para estes países, as empresas portuguesas atingiram mais de 125 milhões de euros em vendas de exportação.
Esta presença robusta coloca Portugal entre os países europeus com maior intensidade exportadora na Amazon. Integrado no grupo Digital 9+ (D9+) - “um grupo informal de ‘líderes digitais’ na Europa que colaboram para moldar a agenda digital da UE” - Portugal apresenta uma taxa de participação nas exportações muito acima da média: mais de 95% das PME portuguesas que estão na Amazon exportam, enquanto no conjunto da UE27 essa percentagem é de 84%.
Além de permitir a abertura de novos mercados, a plataforma garante que tem tido um impacto relevante fora dos grandes centros urbanos. Cerca de 35% das pequenas e médias empresas portuguesas que vendem na Amazon estão instaladas em zonas rurais ou de baixa densidade populacional. Em conjunto, estas empresas somaram mais de 60 milhões de euros em vendas de exportação no último ano, demonstrando como o comércio digital contribui para esbater desigualdades territoriais.
A Amazon reforçou recentemente a aposta no mercado português com o lançamento de uma loja personalizada na Amazon.es, concebida para facilitar a navegação dos consumidores nacionais e dar maior visibilidade às empresas portuguesas. A nova área reúne livros portugueses, conteúdo nacional no Prime Video, recomendações de influenciadores e uma secção dedicada a marcas nacionais, destacando também histórias de sucesso de vendedores portugueses.
Mas, afinal, o que está por trás destes números? Na conferência onde a Amazon apresentou os novos dados sobre o impacto das PME portuguesas na plataforma, duas marcas nacionais foram convidadas a partilhar a sua experiência direta no terreno. As conclusões convergem: qualidade do produto, especialização e uma aposta firme no digital estão entre os fatores decisivos para crescer - e competir - num mercado cada vez mais global.