Maior plataforma online de moda na Europa estreou-se a vender em Portugal, mas também diz querer dar uma mão para que os seus mais de 52 milhões de clientes tenham também a possibilidade de vir a comprar peças e artigos "made in" Portugal.
A alemã Zalando entrou em Portugal oficialmente a 1 de outubro, o seu 26.o mercado. Veio para vender aos consumidores portugueses, mas também promete ajudar as empresas no plano da internacionalização, levando a moda "made in Portugal" para a montra daquela que é descrita como a principal plataforma online de moda da Europa.
Fundada em Berlim, em 2008, com mais de 52 milhões de clientes ativos em 25 mercados, a Zalando conta um catálogo com mais de 200 mil produtos de diferentes marcas.
As encomendas com destino a Portugal vão partir do armazém de que dispõe em Toledo, em Espanha, com a parte da logística das entregas a ficar a cargo dos CTT, com quem firmou uma parceria, mantendo-se a sua prática de devoluções gratuitas.
Numa apresentação, via vídeo, esta semana, dirigida à imprensa portuguesa, a diretora-geral para o Sul da Europa da Zalando qualificou a chegada ao país como "uma oportunidade tremenda" para "impulsionar a digitalização da indústria da moda".
Uma oportunidade de que podem beneficiar também as empresas portuguesas com o "empurrão" da gigante alemã: "Ainda estamos a trabalhar nisso, mas em breve queremos também ajudar os designers e as marcas portuguesas a aceder aos nossos 52 milhões de clientes na Europa. Assim, poderemos também ajudar na internacionalização", adiantou.
Mas por que razão a Zalando só chega agora a Portugal? "Este é o momento certo. Estamos a ser bem-sucedidos na nossa estratégia de funcionar em ecossistema e queríamos lançar a Zalando em Portugal realmente um padrão de excelência desde o primeiro dia - e isto não era tecnologicamente possível há uns anos", afirmou Eloisa Siclari.
Os utilizadores da Zalando têm, entre outros, ao dispor a ajuda de um assistente de inteligência artificial que, "com base nos modelos próprios da Zalando e nos avançados modelos de linguagem da OpenAI" lhes faculta conselhos de moda à medida, em português, adaptados às circunstâncias, como o tipo de evento, o clima ou localização.
O regresso a Portugal noutro formato
Esta não é, no entanto, uma estreia absoluta da Zalando em Portugal, embora o formato seja completamente diferente. A gigante alemã chegou a ocupar um andar na Avenida da Liberdade, em Lisboa, com um centro tecnológico de Lisboa, mas fechou-o um ano e meio depois, em 2019, alegando dificuldades na liderança e na contratação.
A Zalando protagonizou aquele que figura como um dos negócios do ano no setor ao comprar a rival germânica About You por 1,2 mil milhões de euros, à luz dos termos do acordo de compra comunicado na reta final de 2024, que granjeou luz verde da Comissão Europeia em 2025.
Voltar
E-commerce
Maior plataforma online de moda na Europa a vender em Portugal
Zalando chega para vender, mas também pode vir a "ajudar" a comprar "made in Portugal".
Jornal de Negócios
25/11/2025
Imprensa Nacional