O Aviso ANI-2025-01 representa um marco estratégico para impulsionar a inovação no setor Deep Tech em Portugal, proporcionando apoio financeiro essencial para startups que procuram desenvolver e escalar tecnologias disruptivas.
Este mecanismo visa reforçar a competitividade das empresas nacionais, facilitando o acesso a financiamento europeu, promovendo a maturação tecnológica e reduzindo barreiras à entrada em mercados altamente exigentes. Com este instrumento, a ANI reforça o compromisso com o crescimento sustentável e a internacionalização do ecossistema empreendedor, alinhando-se às diretrizes nacionais e europeias para a inovação e desenvolvimento tecnológico.
Estas medidas integram o novo Sistema de Incentivos à Competitividade das Startups, que visa apoiar micro, pequenas e médias empresas em projetos de inovação, investigação e desenvolvimento, internacionalização e empreendedorismo. Os apoios são concedidos a fundo perdido, com valores de 10 mil, 30 mil e 60 mil euros, dependendo da modalidade.
Esta oportunidade foi reconhecida a nível europeu com a criação de um instrumento especialmente dedicado a este tipo de empresas – o EIC Accelerator, a tipologia mais a jusante do European Innovation Council, o programa europeu com um orçamento de 10.000M€, exclusivamente dedicado ao apoio a projetos Deep Tech disruptivos.

Voltar
Startup
ANI lança primeiro aviso financiamento para startups Deep Tech
Com um total de 3,5M€ o Programa Deep2Start promove a competitividade das startups nacionais.
ANI/AICEP
07 mar. 2025