A ENAPOR, S.A. – Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde abriu concurso público internacional para a subconcessão, gestão e exploração da plataforma de frio do Mindelo, ilha de São Vicente, no qual se integram os serviços de Armazenagem Frigorífica de Produtos Alimentares Diversos e de Processamento, Embalagem e Congelação de Pescado.
A subconcessão terá a duração de 15 (quinze) anos a contar da data de celebração do contrato, podendo ser renovado por dois períodos de 5 (cinco) anos, mediante acordo entre as partes.
A plataforma de frio de São Vicente trata-se de um ativo estratégico na cadeia de valor da Economia Azul em Cabo Verde. Esta subconcessão destina-se a empresas (ou consórcios) com capacidades de logística e armazenamento refrigerado, processamento de alimentos, gestão de pescas e/ou serviços portuários.
Informação completa: Aqui ou concursos.procurement@enapor.cv
Data-limite de candidatura: 23 de janeiro 2026
Enquadramento:
A plataforma de frio do Mindelo corresponde a instalações de 7.190 m2 para o processamento, certificação e congelação de pescado, com uma capacidade de processamento de 80 toneladas/dia de atuns inteiros.
Desde 2015 que este complexo era explorado pela empresa espanhola, líder de mercado em Espanha Atunlo (Atunes y Lomos) que empregava mais de 200 pessoas. Em outubro de 2023, a empresa entrou em processo de insolvência em Espanha. Em janeiro 2024 a Atunlo Cabo Verde colocou os trabalhadores em layoff e suspendeu a operação por tempo indeterminado.
Em fevereiro de 2025, a ENAPOR terminou o contrato de subconcessão com a Atunlo, e assumiu os ativos com vista a reabrir a atividade e iniciar nova subconcessão. Neste momento é a ENAPOR que assegura a continuidade de parte da operação e manutenção de todas as instalações, com 152 trabalhadores.
Mais informações podem ser obtidas junto da Delegação da AICEP em Cabo Verde.