O Experis Tech Talent Outlook: 1º trimestre de 2026 revela que as intenções de contratação dos empregadores do sector tecnológico em Portugal vão aumentar com a Projecção para a Criação Líquida de Emprego a situar-se nos +36%.
Este valor é um aumento de 10 pontos percentuais face ao trimestre passado, e de 19 pontos percentuais na comparação anual, posicionando-o como o 9º país com as intenções mais optimistas, 1 ponto percentual acima da média global.
Dos empregadores inquiridos em Portugal, 59% pretendem aumentar as suas equipas no próximo trimestre, face a 10% que antecipam ter de reduzir a sua força de trabalho e a 26% que esperam manter o número actual de colaboradores.
Entre os motivos apontados pelas empresas portuguesas para as novas contratações estão novos projectos ou iniciativas temporárias (48%); o crescimento da organização que leva à criação de postos de trabalho (44%); a abertura de novas áreas (32%); as competências e funções especializadas (28%) e a necessidade de preencher vagas abertas no trimestre anterior (24%).