Dos temas abordados, destacam-se uma apresentação do país, informações de ordem prática, recomendações para negociar com os agentes locais, principais feiras e endereços úteis.
Com cerca de 50 milhões de habitantes, a Colômbia é o terceiro país mais populoso da América Latina, depois do Brasil e do México, e possui uma extensão territorial considerável, com uma área aproximadamente equivalente à Península Ibérica e França juntas. O país possui uma grande variedade de recursos naturais e conta com importantes recursos energéticos, sendo a exploração de petróleo uma das suas principais atividades económicas.
Com um crescimento económico robusto, refletindo progressos significativos na resolução de alguns dos principais problemas estruturais do país e um aumento sustentado do investimento em infraestruturas, a Colômbia dispõe de um ambiente de negócios encorajador e posiciona-se como a 31ª economia mundial.
Apesar de registar uma posição ainda modesta no contexto das exportações portuguesas de bens, a Colômbia tem vindo a ganhar importância ao longo dos últimos anos, tendo atingido, em 2014, a 51ª posição no ranking de clientes (76ª em 2010). As exportações nacionais têm crescido ano após ano (57 por cento em 2014 relativamente a 2013), tendência igualmente verificada no que diz respeito ao número de empresas portuguesas com relações comerciais com este mercado. O crescente interesse pela Colômbia é igualmente confirmado pelo conjunto de firmas portuguesas instaladas no mercado, nomeadamente dos setores da construção e obras públicas, serviços, tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo.
Tratando-se de um mercado de assinalável dimensão, atrativo, e assumindo um papel relevante no contexto da América Latina, a Colômbia pode oferecer boas perspetivas para a internacionalização das empresas portuguesas.
Consulte o documento aqui!