A JUNTO Wood Design, marca portuguesa de mobiliário em madeira maciça fundada em Lisboa, prepara-se para acelerar o seu crescimento com a abertura do primeiro showroom e o lançamento de uma loja online. Depois de conquistar espaço em projetos de referência nos setores de hotelaria e restauração de luxo e com 70% da sua atividade centrada no B2B, a empresa lisboeta projeta aumentar em 50% o volume de negócios em 2025, apoiada numa estratégia que combina internacionalização, reforço do canal profissional e agora uma nova aposta no cliente final.
Fundada há apenas cinco anos por Zé Maria Teixeira Duarte e Bernardo Lopes, a JUNTO nasceu quando os dois sócios decidiram trocar as suas carreiras iniciais — em direito e design de produto — pela exigência e recompensa do trabalho manual e recuperação do ofício da marcenaria. O que começou como uma partilha de ferramentas e técnicas tornou-se hoje uma marca com clientes de referência em Portugal e no estrangeiro, com projetos desenvolvidos para a Fundação Champalimaud, Nicoline Beerkens, Alicia Murphy, Juliana Cavalcanti, BLAANC, OpenBook, Nini Andrade Silva e Lachlan Bailey. A marca exporta já para a Holanda, Itália e Estados Unidos, prevendo reforçar a sua presença nestes e noutros mercados nos próximos dois anos.
Nesta oficina contemporânea de Lisboa, agora complementada por um showroom aberto ao público para fortalecer os canais B2B e B2C, cada peça da JUNTO nasce da fusão entre tradição e inovação, sempre concebida para se tornar um verdadeiro objeto heirloom. Produzidas inteiramente à mão, as criações recorrem a técnicas ancestrais como os encaixes de marcenaria japonesa e a carbonização artesanal Shou Sugi Ban, garantindo não apenas resistência e longevidade, mas também um acabamento de excelência que valoriza cada detalhe da madeira.
Todas as peças da JUNTO são feitas a partir de madeiras nobres e certificadas — carvalho, nogueira portuguesa e americana, kambala, pau rosa, acácia, castanho e muitas outras — selecionadas pela sua durabilidade, estabilidade e carácter estético. A marca maximiza o aproveitamento da matéria-prima e reduz desperdícios, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. “Criamos objetos pensados para atravessar gerações. A madeira é um recurso natural, renovável e com baixa pegada de carbono, que retém CO₂. Para além de sustentável na origem, é durável e biodegradável”, sublinham os fundadores.
Atualmente com uma equipa de sete pessoas — incluindo os dois fundadores, três colaboradores na oficina, uma gestora e uma designer de produto — a JUNTO encontra-se em processo de recrutamento para reforçar a marcenaria e a área de design de produto, acompanhando o ritmo de crescimento do negócio.