Na terceira sessão do Roadshow Portugal Global de 2016 a AICEP foi ao encontro das empresas em Guimarães para promover a Internacionalização da Economia Criativa.
Com o mercado do Reino Unido como exemplo, abordámos o modo como as indústrias criativas e culturais e as indústrias tradicionais podem Cooperar e Coopetir para vencer nos Mercados Externos.
PeiChin Tay, líder do projeto Design for Europe, foi a nossa oradora convidada. Veio falar da “Economia do Design”, abordando o modo como o design reforça a competitividade das empresas. A especialista apresentou casos de estudo ingleses e tendências internacionais do design.
Um conjunto de empresas de referência nas indústrias criativas veio esclarecer como se gera negócio na Economia Criativa em Portugal. O painel contou com moderação de Paulo Faustino, professor da Universidade do Porto e Presidente da International Media Management Academic Association.
O Diretor da AICEP no Reino Unido, Miguel Fontoura, deslocou-se também a Portugal para apresentar as oportunidades que este mercado oferece. Especial destaque para os setores do mobiliário e têxtil-lar, onde se verifica uma tendência de crescimento das importações inglesas e da possibilidade de aumento do negócio para as empresas portuguesas.
Um painel de empresas dos setores tradicionais mais relevantes da região partilhou as suas experiências de internacionalização, destacando o papel do design como motor de transformação e competitividade internacional.
Durante a tarde o Roadshow Portugal Global em Guimarães abriu espaço a três sessões temáticas: “Como Promover a Economia Criativa portuguesa no Reino Unido” “Co-criação: o caso ColorADD”, e “Fundos Comunitários para as Indústrias Culturais e Criativas”.
Nesta sessão as empresas tiveram ainda a oportunidade de realizar reuniões bilaterais com o Diretor da AICEP no Reino Unido.