Em Portugal, o sector das tecnologias de informação nacional é composto por cerca de 15 mil empresas, responsáveis por empregar mais de 97 mil colaboradores qualificados e por receitas superiores a 7.117 milhões de euro
s. No entanto, as receitas provenientes de mercados externos foram, em 2020, de 2.158 milhões de euros, o correspondente a 37% das receitas totais do sector. Os negócios com o exterior, embora com um assinalável crescimento médio anual entre 2015-2020 de 21%, têm ainda uma representatividade substancialmente inferior ao peso médio das exportações na economia nacional.
Nessa medida, esta iniciativa é vista pela COTEC Portugal como uma oportunidade para a promoção da oferta tecnológica, estimulando novas formas de internacionalização do sector 4.0 nacional mais eficientes e que tirem maior partido da realidade global dos marketplaces digitais.
Altice, Brisa, Glintt e Siemens são as empresas “âncora” que já abraçaram o projeto e que vão receber nas suas instalações eventos de apoio à capacitação de PME para a internacionalização.
Adicionalmente, o programa pretende utilizar plataformas e marketplaces online para estimular e concretizar interações eficientes entre potenciais parceiros de negócios, promovendo a formação de novos ecossistemas de soluções direcionados a mercados internacionais.
Inscreva-se aqui na sessão em Aveiro, no dia 13 de junho, ou pode assistir online aqui.
Lançamento da plataforma CONNECT em junho
A plataforma CONNECT estará assente na plataforma multilateral digital Bridgewhat, o veículo operacional para capacitar e treinar as empresas tecnológicas no desenvolvimento de técnicas de marketing e comerciais online e nas interações com empresas estabelecidas em mercados internacionais (designadas “âncoras”) em ambientes reais de marketplace online.
A plataforma, que será lançada durante o mês de junho, permitirá a abordagem do “processo de capacitação” voltada para a atuação prática e para a experimentação, valorizando a aquisição de conhecimento empírico combinado com ferramentas de análise e partilha de experiência de especialistas acessível sobre a forma de conteúdos (escritos ou vídeos). Através da plataforma será também possível entrar em contacto com as empresas âncora, adquirir conhecimento sobre estratégias de internacionalização, desenvolver competências de marketing e geração de leads, mas também estabelecer sinergias com outros participantes do programa.
O programa CONNECT 4.0 vai assim ao encontro da missão da COTEC Portugal de contribuir para a internacionalização das empresas portuguesas, ajudando as PME a identificarem novos horizontes de crescimento e a concretizarem novas oportunidades de negócio através da inovação. A iniciativa insere-se no âmbito de um projeto com o mesmo nome promovido também pela COTEC e desenvolvido em colaboração com a AICEP, entre outros parceiros, cujo propósito é capacitar as empresas produtoras de tecnologias 4.0 nacionais para a entrada em mercados internacionais.