NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

“Através da colaboração com a Alice & Bob, os clientes da Equinix em Portugal e em todo o mundo beneficiarão de um acesso seguro à tecnologia quântica de ponta, por meio do Equinix Fabric e do Equinix Metal, bem como através dos serviços empresariais estratégicos da Alice & Bob, desbloqueando oportunidades potenciais de milhares de milhões de dólares”, revela o comunicado.

A Equinix, empresa mundial de infraestrutura digital, cotada no Nasdaq, anunciou uma parceria com a Alice & Bob, uma start-up francesa líder em computação quântica “que desenvolve um dos processadores quânticos mais confiáveis do mercado”.

 

Os computadores quânticos têm capacidade para resolver rapidamente problemas que os melhores computadores convencionais demorariam milhares de anos a solucionar.

 

“Através da colaboração com a Alice & Bob, os clientes da Equinix em Portugal e em todo o mundo beneficiarão de um acesso seguro à tecnologia quântica de ponta, por meio do Equinix Fabric e do Equinix Metal, bem como através dos serviços empresariais estratégicos da Alice & Bob, desbloqueando oportunidades potenciais de milhares de milhões de dólares”, revela o comunicado.

 

Segundo Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, “depois de anunciar o primeiro quantum computing as-a-service em Tóquio, em março de 2023, a Equinix está a expandir a sua pegada na área da computação quântica, graças a esta parceria com a inovadora start-up Alice & Bob”.

 

“A tecnologia desta empresa constitui uma mais-valia para o ecossistema global de interconexão, e a Equinix é o local certo para as empresas aproveitarem o poder das tecnologias de ponta e das soluções inovadoras, que permitem aceder a novas e interessantes oportunidades e, no caso da computação quântica, entrar num mercado potencial de milhares de milhões de dólares, também disponível para as empresas em Portugal”, acrescenta.

 

Os setores que dependem de computação de elevada intensidade, como os das energias renováveis, indústria química, produtos farmacêuticos e serviços financeiros, estão entre os que poderão enfrentar uma mudança radical com a computação quântica, que lhes poderá valer ganhos potenciais de até 1,3 biliões de dólares até 2035.

 

A computação quântica é uma tecnologia transformadora, que permite completar tarefas intensivas, tais como a simulação, otimização, aprendizagem automática e criptografia. Embora ainda esteja num estágio inicial, tem o potencial de revolucionar vários processos industriais, mudar a compreensão do universo, ou até mesmo ajudar a desacelerar as mudanças climáticas.

“A tecnologia da Alice & Bob, resultado de pesquisas avançadas realizadas em laboratórios internacionais, está posicionada de forma única para ajudar as empresas a acelerar a inovação e preparar o futuro”, avança a Equinix.

 

“Ao passo que os computadores quânticos atuais podem sofrer de erros de computação que os impeçam de cumprir todo o seu potencial, a Alice & Bob possui uma tecnologia patenteada de bit quântico supercondutor autocorretor – o cat qubit – que permite um caminho muito mais simples para a computação quântica universal e tolerante a falhas, com o potencial de transformar a promessa da computação quântica numa mais-valia comercial”, conclui.

 

Théau Peronnin, CEO da Alice & Bob, é citado no comunicado a falar do facto de a sua tecnologia a sair do laboratório e a entrar no mundo real. “A Equinix é o parceiro ideal para trazer a revolução quântica para a sociedade. Estamos empenhados em ajudar os clientes da Equinix a resolver alguns dos problemas mais desafiadores do mundo”, diz.

 

“A conjugação das operações rigorosas e seguras da Equinix com a expertise quântica da Alice & Bob permite criar o ambiente ideal para projetar inovações disruptivas. Esta sinergia irá possibilitar, às empresas, a descoberta do poder da computação quântica, com a tranquilidade de saberem que as suas pesquisas permanecerão completamente confidenciais”, lê-se na nota.

 

Um leque alargado de indústrias e ecossistemas, que procuram explorar potenciais casos de uso de computação quântica, podem agora aceder com segurança aos computadores quânticos da Alice & Bob, através das soluções Equinix Fabric e Equinix Metal, avança a empresa.

 

O Equinix Metal é um serviço de bare metal on-demand de alto desempenho, que tem o potencial de estar diretamente integrado no Equinix Fabric, permitindo que as empresas implementem infraestrutura a nível global, em poucos minutos, interligando-se a centenas de provedores de redes, comunicações, segurança e cloud – tudo a partir de um único local.

 

“Isto abre um mundo de possibilidades para as empresas que pretendem explorar, experimentar e testar o computador quântico da Alice & Bob dentro de sua própria infraestrutura digital, mas com a segurança e facilidade da Equinix”, conclui a empresa.

 

Em O Jornal Económico

Partilhar