NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Decisões de compra mais informadas e a conduta das empresas no centro da equação. A sustentabilidade está a mudar a forma de fazer negócios e a oferecer uma oportunidade estratégica para as empresas. Falta conhecimento sobre as melhores práticas, mas não falta interesse. E os resultados surgem: Portugal está bem posicionado nos rankings que medem o nosso comportamento sustentável: 18º lugar no Sustainable Development Report 2023 ou 5º lugar no ESG Index 2022.

Para qualquer empresa, seja qual for a sua dimensão, a sustentabilidade já deixou de ser um objetivo a médio prazo ou um conceito sobre o qual é preciso pensar. Na verdade, a sustentabilidade já mudou a forma de fazer negócio das empresas portuguesas. É cada vez mais uma vantagem competitiva e há vários indicadores que mostram os passos que têm sido dados nesse sentido.

 

Portugal ocupa o 18º lugar, entre 166 países, no Sustainable Development Report 2023 (SDG), tendo subido duas posições no último ano, depois de ter progredido da 27ª para a 20ª posição em 2022. Neste relatório é sublinhado que, sobretudo durante a pandemia, houve uma estagnação dos progressos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

Leia o artigo na íntegra aqui.

 

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a Revista Portugalglobal.

Partilhar