O
World Happiness Report é elaborado pelas Nações Unidas e visa aferir o grau de felicidade dos cidadãos entre 146 países e com base em seis critérios distintos: o PIB
per capita (atualmente é um dos mais altos do mundo, rondando os 45.500 euros), a expectativa de uma vida saudável, apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção, nos quais a Finlândia tem resultados excecionais.
A Finlândia faz parte dos países nórdicos sendo conhecida como o "país dos mil lagos". Tem uma área de 338 145 km², com uma cobertura florestal de 71,3 por cento do território, a maior da União Europeia, e uma população de cerca de 5,5 milhões de pessoas (o que para um território tão vasto perfaz uma densidade populacional de cerca de 16 hab/km2). A Finlândia faz fronteira a norte com a Noruega, a noroeste com a Suécia e a Este, numa extensa fronteira, com a Rússia, sendo banhada a sul pelo Mar Báltico.
Na Finlândia existem duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco, sendo que cinco por cento da população é nativa nesta língua. Desde 1 de janeiro de 1999 que a moeda oficial é o euro e a sua capital Helsínquia é a capital da União Europeia mais a norte.
É um país membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), desde 1969, e da União Europeia (UE), desde 1995, não sendo no entanto membro da NATO dada a sua posição geográfica e relação de equilíbrio com a Rússia.
Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.