Luís Castro Henriques observou que Portugal mantém uma balança comercial com as províncias de Guangdong, Fujian, Hunan, Hainan e com a Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, dentro da jurisdição do Consulado-Geral em Guangzhou.
A abertura do escritório na cidade oferecerá mais comodidade e melhores serviços em termos de comércio e investimento entre Portugal e o sul da China.
André Sobral Cordeiro, cônsul-geral de Portugal em Guangzhou, disse que a promoção é o primeiro evento realizado pela AICEP no sul da China desde a abertura do consulado na cidade, no ano passado.
O cônsul-geral disse que Portugal assinou um memorando de entendimento com a China sobre a Iniciativa do Cinturão e Rota e que as duas partes devem alimentá-lo com projetos sustentáveis que levem os dois países a um resultado econômico positivo.
"Estamos dando atenção à evolução da Grande Área da Baía e gostaríamos de ver projetos concretos que ponham em contato ambos os países de uma maneira muito positiva."
A AICEP é uma entidade de negócios do governo português e concentra-se em incentivar as melhores empresas estrangeiras a investirem em Portugal e em contribuir para o sucesso das empresas portuguesas no exterior no seu processo de internacionalização.
Os outros três escritórios ficam em Beijing, Shanghai e Macau. O de Guangzhou futuramente também servirá como a seção comercial do consulado na cidade.