NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Segundo os últimos dados do observatório sobre emprego e investimento da consultora Trendeo, foram lançados em França 90 projetos de sitios industriais no primeiro semestre deste ano, contra 35 encerramentos.

Apesar da conturbada situação internacional, confirma-se a tendência observada em semestres precedentes (saldo positivo de 52 novos projetos industriais no segundo semestre de 2021 e de 66 no primeiro semestre do mesmo ano).

 

O setor agroalimentar liderou com 12 projetos anunciados, mas também as áreas da reciclagem, indústria do couro e calçado e a transformação da madeira.

 

O movimento de relocalização continuou, sendo no entanto de constatar alguma desaceleração, pois apenas 28 empresas relocalizaram atividades industriais em França no primeiro semestre do ano corrente (o ano passado foram 46 no primeiro semestre).

 

Um aspeto importante do fenómeno da relocalização foi o papel desempenhado pelo plano France Relance, anunciado em 2020 e que dedica 1/3 dos seus 100 mil milhões de euros à indústria, pois 40% das relocalizações foram financiadas pelo mesmo.

 

Em termos de emprego, o setor industrial dá mostras de dinamismo, tendo crescido o emprego total em 10.000 pessoas ao longo do último ano.

Partilhar