NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em cerimónia no Centro de Congressos do Algarve a Green Key galardoou 268 estabelecimentos em Portugal na edição de 2023, mais 41 do que no ano passado, dos quais 54 recebem a distinção pela primeira pela vez, 201 renovam a candidatura e 13 reintegram o programa.

O destaque desta edição 2023 vai para o primeiro Centro de Congressos Green Key – Centro de Congressos do Algarve – resultado do trabalho e do empenhado no cumprimento dos critérios do programa, relacionados com gestão sustentável de água, resíduos, energia, espaços interiores e exteriores, indica a ABAE, entidade que coordena o programa em Portugal.

 

À semelhança de edições anteriores, os hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 204 unidades, mais 58 do que na edição de 2022, ultrapassando, pela primeira vez, 75% de estabelecimentos Green Key numa edição. O programa conta, ainda, com 26 unidade de alojamento local, 21 de turismo no espaço rural, nove restaurantes, sete parques de campismo e uma Pousada de Juventude. De destacar também que a taxa de renovação se situa nos 88%.

 

O Green Key está presente em todo o território nacional, com a Região Autónoma da Madeira a manter a liderança com 60 unidades galardoadas, mais 11 do que no ano passado, sendo seguida de perto pela Região do Algarve que conta com 51 estabelecimentos Green Key, mais 14 do que em 2022, partilhando uma taxa de crescimento de cerca de 38% juntamente com a Região de Lisboa que apresenta, em 2023, 40 galardoados, mais 11 do que em 2022.

 

No Continente, a Região Norte suma 44 galardoados, a Região Centro apresenta 39 unidades Green Key e o Alentejo 14. Na Região Autónoma dos Açores estão reconhecidos 20 estabelecimentos turísticos com Green Key. Funchal (34 galardoados), Lisboa (19), Porto (13), Albufeira (12), e Loulé (11) são os municípios com mais estabelecimentos galardoados em 2023, precisa a ABAE.

 

A nível internacional, Portugal encontra-se, entre os 60 países que desenvolvem o programa Green Key, ocupando a quinta posição, depois dos Países Baixos, França, Grécia e Bélgica.

 

O Green Key é um galardão internacional da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), reconhecido mundialmente pela OMT e tendo os critérios reconhecimento oficial pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council. Coordenado em Portugal pela ABAE, o programa promove o turismo sustentável, reconhecendo estabelecimentos turísticos promotores de boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental e a educação para o desenvolvimento sustentável. Está presente em mais de 60 países e conta com uma rede com cerca de 3500 unidades turísticas.

 

As 268 unidades galardoadas com Green Key 2023 representam, para a ABAE, um voto de confiança pelo trabalho desenvolvido, mas, evidenciam, sobretudo, o papel que este programa pode desempenhar junto daqueles que o integram, uma vez que “a vasta rede internacional fornece ferramentas para facilitar o progresso de cada estabelecimento que opte por uma gestão sustentável e representa um compromisso de responsabilidade para com os seus membros, colaboradores, visitantes e comunidades locais”.

Partilhar