NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O co-fundador da Microsoft e o quarto homem mais rico do mundo ficou impressionado com o sistema de refrigeração que permite manter as vacinas frescas durante viagens para regiões remotas.

Bill Gates, co-fundador da Microsoft e o quarto homem mais rico do mundo, visitou a Expo 2020 Dubai na terça-feira e conheceu os principais projetos da Expo Live, o programa global de inovação e parceria que apoia ideias inovadores para desenvolver soluções extraordinárias de baixo custo.

 

Acompanhado por Reem Al Hashimy, ministro de Estado para a Cooperação Internacional e diretor-geral da Expo 2020 Dubai, Bill Gates analisou os projetos no pavilhão Expo Live e mostrou-se interessado pelo sistema de refrigeração SMILE da Ideabatic, uma inovação à prova de falhas desenvolvida pela especialista em sistemas de frio, Kitty Liao, do Reino Unido, que permite manter as vacinas frescas durante viagens para regiões remotas.

 

Este sistema de arrefecimento inteligente tem um carrossel de bloqueio de ar e uma porta de fecho automático que minimiza o erro humano e o desperdício de vacinas durante a vacinação e o transporte. Além disso, é portátil e não requer energia externa. Pode ser transportado manualmente por trabalhadores da área da saúde, em drones e através de outros métodos. O seu design simples e intuitivo não requer quase formação ou treino, sendo por isso pouco dispendioso na colocação no terreno.

 

Bill Gates ficou também impressionado com o "Desert Control", uma nova tecnologia desenvolvida por Atle Idland, da Noruega, para ajudar a criar uma revolução agrícola em regiões áridas. Esta inovação utiliza a tecnologia Liquid NonoClay (LNC), que converte solos pobres em terras férteis. É rápida e utiliza menos água que os métodos agrícolas convencionais.,

 

A visita de Bill Gates foi um momento alto, já que a Expo 2020 Dubai e a Fundação Bill e Melinda Gates partilham o apoio a ideias inovadoras com a ambição e o propósito de melhorar a vida das pessoas, numa diversidade de cenários humanitários complexos, frágeis ou marginalizados.

 

A Fundação Bill e Melinda Gates tornou-se uma das organizações sem fins lucrativos mais influentes do mundo, gastando anualmente 5 mil milhões de dólares no combate à pobreza, doença e desigualdade em todo o mundo.

 

Os ensinamentos da Expo Live Global Innovators ajudarão o Programa de Resposta de Emergência da Fundação Gates a avaliar como estas soluções podem ser aplicadas noutras partes do mundo, fomentando o otimismo para o futuro e promovendo novas ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Expo Live recebeu ideias inovadoras de todos os cantos do mundo, e não apenas dos tradicionais locais de inovação. Mais de 11 mil candidaturas de 184 países concorreram ao programa, estando atualmente a ser apoiados 140 bolseiros de 76 países.

 

Gates visitou também o Pavilhão da Sustentabilidade, onde se destacam tecnologias que consomem energia zero. Num discurso para a Expo TV, Gates desafiou o mundo a acelerar a implementação dos compromissos para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, no prazo máximo de oito anos. Alertou ainda para o facto de o mundo estar a atravessar uma luta sem precedentes contra a pandemia da covid-19, e apelou ao reforço dos esforços para uma distribuição justa das vacinas.

Partilhar