NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, apresenta hoje o seu Relatório de Sustentabilidade e Contas de 2022. O documento demonstra a solidez financeira da empresa, com um aumento de 11.6 por cento no volume de negócios em relação ao ano anterior, bem como o seu compromisso com construir um futuro logístico mais sustentável, equitativo e inovador.

Durante 2022, o setor da distribuição e transporte enfrentou diferentes tensões globais, como o conflito na Ucrânia, a tendência inflacionista e o seu efeito nos preços dos combustíveis, que tiveram impacto direto nas cadeias de abastecimento. A Luís Simões adaptou as suas operações para continuar a oferecer um serviço da mais elevada qualidade e garantir a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores. Para além disso, a empresa implementou várias iniciativas para alinhar a sua estratégia de negócio com critérios ESG (ambientais, sociais e de governação) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

 

Neste domínio, é de salientar a forte aposta na inovação, com vista a oferecer soluções eficientes e competitivas de transporte, logística e serviços auxiliares. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o grupo obteve o Estatuto Inovadora COTEC, um prémio que reconhece o bom desempenho financeiro das empresas que compõem os maiores setores da economia portuguesa, ou seja, que contribuem com mais de 16 por cento  para o PIB nacional ou geram mais de 8 por cento do emprego privado.

 

Outra das áreas a que o operador tem dedicado maiores esforços tem sido a manutenção e o aumento da qualidade das suas operações e serviços prestados. Em 2022, os camiões da Luís Simões percorreram 120 milhões de quilómetros, ligando os clientes à sociedade portuguesa e espanhola através da sua rede de 24 centros de operações logísticas (COL), 8 centros de operações de transporte (COT), 2 centros de manutenção de veículos pesados e 4 escritórios de mediação e corretagem de seguros. Para além disso, geriu diariamente 9.710 envios de comércio eletrónico (e-commerce).

 

Em 2022, a Luís Simões conseguiu as melhores pontuações de sempre nas certificações externas específicas em produtos alimentares, atestando a excelência no domínio desta matéria nas várias regiões onde opera.

 

"O ano passado foi desafiante para o setor de logística e transportes. Reinventámo-nos para continuar a dar resposta a todas as necessidades dos nossos clientes, mantendo a eficiência e a sustentabilidade como pilares da nossa estratégia de negócio. Contudo, e acima de tudo, a pedra basilar deste ano, e da nossa história em geral, são todas as pessoas que fazem parte da Luís Simões. É graças a elas que conseguimos chegar até aqui e são elas quem nos dá confiança para olhar para o futuro com ambição," explicou José Luís Simões, Presidente do Conselho de Administração da Luís Simões.

 

Para 2023, a empresa prevê aumentar o seu volume de negócios, prosseguir na sua estratégia de descarbonização, abrir novos centros logísticos e otimizar os seus serviços ao cliente.

Partilhar