NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, integrou dia 28 de Janeiro o painel subordinado ao tema Spotlight on Digital Solutions for Port & Trade Logistics no webinar ‘Portugal -Singapura Business Forum’, que marcou os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

 A aicep Global Parques, gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, apresentou as características e valências do Porto de Sines e da ZAL Sines – Zona de Actividades Logísticas da ZILS, como hub global para carga marítima contentorizada e de granéis sólidos.

 

Em comunicado, no qual a aicep Global Parques dá conta da sua participação do evento, é enfatizada valência internacional do Porto de Sines, «um dos maiores portos europeus, ligado às principais rotas das cadeias logísticas mundiais, com uma localização estratégica na frente atlântica e águas profundas que permitem a operação dos maiores navios porta contentores do mundo». No comunicado, a entidade frisa ainda que o porto alentejano tem como trunfo «uma crescente interligação rodo-ferroviária de fácil e rápido acesso aos hinterlands ibérico e europeu».

 

É ainda destacado o papel da ZILS, uma plataforma logística principal do Corredor Atlântico da RTE-T (Rede TransEuropeia de Transportes), dispondo de 2.375 hectares de áreas vocacionadas para actividades industriais, logísticas, energéticas e de TIC, totalmente integradas com as actividades portuárias.

 

No webinar, Filipe Costa apresentou as novas oportunidades de investimento em Sines: na ZAL Sines; num futuro segundo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama); e na reconversão do Terminal Multiusos de Sines –bem como as geradas pela expansão em curso do actual primeiro Terminal de Contentores (Terminal XXI), gerido pela PSA Sines, empresa da PSA International (Port of Singapore Authority).

 

Este webinar foi promovido pela Embaixada de Portugal em Singapura e pela Embaixada de Singapura em Paris (que cobre Portugal), em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; a Enterprise Singapore;e a Portuguese Business Society (PBS) em Singapura, tendo o debate incidido sobre sectores estratégicos para os dois países: a Mobilidade Urbana Sustentável e as Soluções Digitais para Portos e Logísticas Comerciais.

Partilhar