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AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O trabalho deixou de ser um lugar para onde vamos para ser aquilo que nós fazemos. Hoje em dia, cada empresa deve criar o seu próprio escritório digital, que conecta os colaboradores, clientes e parceiros, permitindo-lhes prosperar num mundo de trabalho a partir de qualquer lugar.

Como conceito, o escritório digital é algo simples, mas a criação de uma plataforma digital que equipa uma empresa com a capacidade para dar resposta aos clientes, crescer e reagir rapidamente, tem os seus desafios.

 

Nesse sentido, posso afirmar que existem três bases para o sucesso. Ao integrar tecnologias colaborativas, as equipas podem aumentar a produtividade; organizando dados num só lugar, podem tornar-se mais ágeis e construir relações mais significativas com os clientes. Ao quebrarem a formalidade da comunicação, as organizações podem aumentar o envolvimento e construir um maior senso de comunidade.

 

Integrar tecnologias colaborativas para dar um boost na produtividade

 

Reduzindo o número de e-mails e reuniões, as tecnologias colaborativas oferecem às equipas a capacidade de se conectarem e reagirem mais rapidamente. Fornecendo uma linha de comunicação aberta e segura com os clientes, fornecedores ou parceiros, se houver algum problema, estes podem ser resolvidos de imediato.

 

Ao simplificar todo o tipo de processos, as empresas podem fazer negócios com maior rapidez. As equipas não estão à espera que alguém reaja a um e-mail ou passe por um ciclo de aprovações. Em vez disso, contam com uma conexão direta com as pessoas responsáveis ​​do lado do cliente e com os membros da sua equipa em contratos, negociações e entrega.

Todos – interna e externamente – podem estar no mesmo canal.

 

Mais importante ainda, menos atrito e troca de contexto evita más experiências para o cliente e permite que as equipas sejam proativas e mostrem aos clientes que realmente se preocupam com os seus negócios. Onde silos de comunicação e entregas feitas de forma incorreta normalmente são usados ​​para gerar experiências negativas para o cliente, as tecnologias colaborativas resolvem problemas entre os departamentos, conectando toda a empresa ao serviço do cliente.

Ser capaz de resolver problemas em tempo real e alavancar facilmente a experiência de toda a empresa com tecnologia colaborativa é transformar as experiências do cliente, para melhor.

 

Uma única fonte da verdade irá criar relacionamentos mais pertinentes com o cliente

 

Juntos, os recursos colaborativos e de dados estão a tornar as equipas mais ágeis e eficazes, ajudando-as a entregar maior valor para os clientes e a expandir os negócios. Com uma única fonte de verdade, as equipas de vendas, por exemplo, sabem que estão a trabalhar com o modelo certo, a proposta certa, a capacitação certa, com as informações mais precisas.

 

Tirar partido do poder da automação acelera ainda mais os processos. Num canal comunicativo, com um fluxo de trabalho inerente e experiências de automação, os colegas podem alertar os outros se certas tarefas não tiverem sido acionadas. Todos agora são orquestrados à volta do fluxo de trabalho necessário para a realização da tarefa.

 

Desde o desenvolvimento de propostas e argumentos de vendas às negociações, o recebimento de respostas em tempo real proporciona mais tempo das equipas para desenvolverem relacionamentos mais significativos com os clientes.

 

Ter uma visão de confiança e partilhada de cada cliente também permite um trabalho contínuo, em qualquer circunstância. Se um indivíduo deixar a empresa ou assumir novas contas, com todo o histórico de conversas pesquisável e simplificado num só lugar, os novos membros da equipa podem começar a trabalhar rapidamente.

 

Garantindo a simplificação, as equipas podem ter sucesso em qualquer lugar

 

Todos os colaboradores querem saber que estão a fazer a diferença. Eles não querem percorrer centenas de aplicações apenas para descobrir o que é relevante para o seu trabalho e desenvolvimento. Simplificar ferramentas adequadas e torná-las prontamente acessíveis numa plataforma segura é o objetivo do escritório digital.

 

É também uma questão de poupar tempo e quebrar a formalidade das comunicações, ajudando as equipas a fazerem melhor o seu trabalho e concentrarem-se em tarefas mais estratégicas. Em vez de escrever um e-mail longo para aprovar uma oferta ou desconto, é possível reagir-se com um rápido emoji de polegar para cima ou polegar para baixo. Isto acelera tudo, desde a integração dos colaboradores e a formação no local de trabalho até o aumento do envolvimento. Mesmo esses exemplos simples demonstram como o futuro do trabalho será construído com base na inovação e na eficiência.

 

Investir num escritório digital é investir numa plataforma que continuará a evoluir com o seu negócio e ajudará a entregar valor a longo prazo para colaboradores, clientes e parceiros.

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