NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Estão abertas as candidaturas para uma linha de financiamento europeu, destinada a projetos que promovam o desenvolvimento sustentável de MPME na América Latina, em cooperação com entidades europeias sem fins lucrativos, tais como associações empresariais, câmaras de comércio ou centros de investigação.

AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE) que visa promover o crescimento das Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME) na América Latina, através da implementação de práticas sustentáveis, como a redução da pegada de carbono nos seus processos, nas várias fases da cadeia produtiva, maior eficiência no uso de recursos, entre outros.

 

A primeira fase de candidaturas está aberta até 27 junho.

 

Para se candidatar, deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser/representar uma pessoa jurídica sem fins lucrativos;
  • Estar registado num dos países elegíveis da América Latina ou num Estado-membro da UE;
  • O projeto tem que ser apresentado no enquadramento de uma parceria entre, pelo menos, uma entidade registada num país latino-americano e outra na União Europeia.

 

O investimento previsto é de 33 milhões de euros, sendo 25 milhões destinados à componente do programa que financiará projetos inovadores decorrentes de alianças empresariais entre a América Latina e a UE. O valor máximo de financiamento para cada um dos projetos apresentados é de 300.000 euros, sendo o mínimo de 250.000 euros.

 

Esta é já a sexta edição do programa. Nos últimos 4 anos, a sua execução permitiu que 110 instituições empresariais se coordenassem para desenvolver 67 projetos em 18 países da América Latina, Caraíbas e Europa. Um esforço que beneficiou mais de 49.000 pequenas empresas, aumentando os índices de produtividade e competitividade.

 

Para mais informação, consulte nota informativa, bem como o website oficial do AL-Invest Verde: https://www.alinvest-verde.eu

Partilhar