NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A CCIP vai visitar a República dos Camarões de 26 a 30 de setembro, um mercado em crescimento da África Ocidental onde podem ser encontradas inúmeras oportunidades de negócio.

Os principais contribuintes para o crescimento económico dos Camarões são o setor agrícola, o setor do turismo, a indústria, de serviços e o setor manufatureiro. Os produtos que mais importa são café, chá, madeira e algodão.

 

Os cinco principais grupos de produtos onde que as empresas portuguesas podem encontrar oportunidades de negócio são, os Veículos e Outro Material de Transporte, as Máquinas e Aparelhos, os Produtos Agrícolas e os Produtos Químicos.

 

Aliado a isto, verifica-se um crescimento em muitos outros setores da economia dos Camarões, sendo que para as empresas portuguesas destacaríamos o setor da Construção, Materiais de Construção, Metalomecânica, Alimentar, Farmacêutico e Têxtil, entre outros, como setores que se apresentam com muitas oportunidades para as empresas nacionais.

 

De 09 a 14 de outubro a CCIP vai realizar a missão empresarial Quénia e Tanzânia. 

Muitas empresas estrangeiras têm tido sucesso ao investir no Quénia e a estabelecer operações regionais, aproveitando a localização estratégica do país, bem como a sua economia diversificada, a força de trabalho e empreendedora e o seu estatuto de centro económico regional.

 

A estratégia do país centra-se no programa de desenvolvimento, Kenya Vision 2030. Os projetos a desenvolver dizem respeito a diversos setores, em especial as infraestruturas, energia, logística, modernização do setor público e financeiro, educação e TIC.

 

A Tanzânia registou um forte crescimento nos últimos anos, com um crescimento médio de 6,5% na última década, graças a um elevado nível de exportações de recursos naturais, evolução do setor terciário e ao estabelecimento de um programa de liberalização.

 

O governo adotou um ambicioso plano de desenvolvimento (Tanzania Development Vision 2025) centrado no apoio ao sector privado, à industrialização e à criação de empregos. O seu objetivo é melhorar o clima empresarial através da melhoria das infraestruturas, facilitando o acesso ao financiamento e fazendo avançar o nível de educação.

 

Vários são os setores que estão em crescimento e que se podem traduzir em oportunidades para empresas portuguesas que desejem ter presença nestes mercados, tais como o sector de construção e imobiliário, o sector imobiliário, o setor de tecnologia, o setor de turismo, entre muitos outros.

 

A missão empresarial a Marrocos decorrerá de 05 a 09 de dezembro, é destinada a todas as empresas que pretendam exportar ou investir neste mercado. Irão participar 5 dos novos membros da nova direção da CCIP.

Marrocos tem uma das maiores economias no continente africano e é considerado uma verdadeira porta de entrada no mercado da África do norte. 

 

As reformas económicas introduzidas ao longo dos últimos anos, a crescente abertura ao exterior, o investimento em infraestruturas e a aposta num conjunto de setores considerados estratégicos para o desenvolvimento e modernização do país (energia, agricultura, indústria e turismo), mudaram de forma muito positiva a face económica de Marrocos.

 

De um modo geral, a atividade económica do país foi afetada pela situação pandémica. Este enquadramento levou o governo a um ajustamento da sua estratégia de atração de IDE, reforçando a promoção dos ecossistemas, do "Made in Morocco" e a aposta na economia verde, com vista a capitalizar este enorme potencial.

 

Marrocos é cada vez mais um mercado relevante para as empresas portuguesas devido à sua posição geoestratégica no contexto africano, à afinidade cultural com Portugal e à imagem muito positiva do nosso país junto dos cidadãos marroquinos.

As possibilidades de exportação para este país encontram-se em indústrias instaladas no mercado, como a automóvel, aeronáutica, têxtil , farmacêutica, metalomecânica, agroalimentar, entre outras.

 

Os programas completos já se encontram disponíveis para consulta as inscrições já se encontram abertas. 

 

Missão Empresarial Camarões – Inscrição | Missão Empresarial Quénia e Tanzânia – Inscrição | Missão Empresarial Marrocos – Inscrição 

Partilhar