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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Portugal é um dos países da Europa que "extrai mais receita por turista", receita que esta cresceu mais de 60%, entre 2011 e 2019, referiu o Ministro de Estado, da Economia e da Transicção Digital, Pedro Siza Vieira.

Numa declaração à imprensa à margem da 5.ª conferência da Organização Mundial de Turismo sobre Enoturismo, em Reguengos de Monsaraz, o ministro avançou ainda que "nos últimos anos, desde 2011 até 2019, crescemos mais de 60%" nas "receitas internacionais do turismo, porque fomos buscar turistas de mais países, ao longo de todo o ano, e para mais regiões".

 

Pedro Siza Vieira acrescentou que o futuro do turismo em Portugal "assenta em chegar a mais mercados", em "ter um turismo todo o ano, combatendo a sazonalidade", e em "ter mais destinos".

 

"Para isso, é preciso investir em produtos turísticos que atraiam turistas para outras regiões do País, para além daquelas que são as regiões turísticas tradicionais, o Algarve, a Madeira ou Lisboa", disse.

 

Turismo de vinho

 

No site do Governo, foi referido que o turismo do vinho tem sido um dos pilares desta, tendo o Governo apoiado, desde 2019, "60 projectos, entre novas unidades de alojamento, salas de prova, formação de pessoal" e "desenho de rotas turísticas, que permitiram atrair bastantes turistas", referiu.

 

Os visitantes que procuram o enoturismo "normalmente estão bastante tempo nos sítios" e "têm um poder de compra mais elevado", "que nos tem permitido fazer crescer na qualidade do turismo que temos", disse.

 

O "fruto desta estratégia consistente" é a posição ocupada por Portugal, que "é hoje um dos destinos que extrai mais receita por turista internacional de toda a Europa".

 

Continuar a subir

 

"Portugal é uma marca líder em matéria turística", sublinhou Siza Vieira, afirmando a sua confiança em que, "quando terminarem as restrições às viagens que ainda se mantêm por causa da pandemia" de Covid-19, a posição nacional nos mercados internacionais "vai continuar a aumentar".

 

Durante a pandemia, embora o turismo não tenha crescido, "os turistas nacionais descobriram a riqueza dos nossos destinos internos, designadamente das nossas regiões de vinho", disse. 

 

O Ministro afirmou também a sua convicção "de que, nos próximos tempos, os turistas internacionais irão à procura de experiências diferenciadas, ou seja, à procura daquilo que cada região ou país tem de mais específico e mais diferenciado. E não há nada mais específico do que as regiões vitivinícolas", acrescentou.

 

Qualidade do vinho

 

Nos últimos anos, Portugal melhorou "muito significativamente a qualidade" dos seus vinhos e apostou na formação dos enólogos, o que faz com que o vinho português seja hoje internacionalmente reconhecido, referiu.

 

"Isto permitiu-nos aumentar muito as exportações de turismo, que em 2019 totalizaram 800 milhões de euros", afirmou Siza Vieira, apontando a correlação entre "o aumento das exportações de vinho para certos mercados e o aumento do número de turistas" desses países, de que são exemplo os Estados Unidos ou o Brasil.

 

A conferência decorre a 9 e 10 de Setembro, sendo organizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara de Reguengos de Monsaraz.

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