NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A exportação coloca desafios a nível logístico que geralmente as empresas não têm capacidade de resolver sem recorrer à contratação externa. Daí a importância de escolher um fornecedor de serviços de logística, capaz de assegurar de forma eficaz processos fundamentais da internacionalização.

A escolha de um fornecedor de serviços de logística permite que as empresas possam delegar, nestes parceiros, aspetos como o armazenamento ou transporte, concentrando esforços no que é verdadeiramente importante, como a produção, prospeção de clientes e definição de estratégias.

Um fornecedor de serviços de logística é responsável por agilizar a forma como as mercadorias se movimentam entre fornecedores e clientes, que podem ser retalhistas ou o consumidor final.

 

Fornecem serviços como o transporte, armazenamento, inventário, gestão de encomendas, gestão de frotas, embalagem, expedição de mercadorias ou serviço ao cliente. Muitas empresas de logística já prestam estes serviços de forma integrada, estando a contratação de um associado a outros.

 

O trabalho dos fornecedores de serviços de logística abrange, assim, vários aspetos cruciais nos processos de exportação, contribuindo para que o fluxo de bens decorra de uma forma mais eficaz.

 

A eficácia na forma como opera a cadeia de abastecimento reflete-se na competitividade, no grau de satisfação e na fidelização de clientes, na reputação da empresa e nos custos da operação.

 

Ou seja, quanto mais eficiente for a gestão da logística, melhores serão os resultados comerciais, financeiros e ambientais. Se isto é verdade para a generalidade das empresas, mais importante se torna quando falamos em empresas em processo de internacionalização, em que todos estes aspetos se tornam ainda mais relevantes.

 

Tendo em conta que no comércio internacional os processos ligados à expedição, armazenamento e distribuição se desenvolvem em pelo menos dois países, mais difícil se torna para as empresas gerir todas as etapas, sobretudo quando desconhecem a realidade do país de destino.

 

A escolha de um bom fornecedor de serviços de logística permite controlar melhor variáveis que são determinantes para o sucesso da internacionalização.

 

Saiba como escolher um fornecedor de serviços neste artigo do Portugal Exporta.

Partilhar