Alemanha, Angola e Espanha são os mercados em destaque na edição deste ano do Portugal Exportador, que tem lugar dia 27 de novembro no Centro de Congressos de Lisboa. Com o cada vez maior peso assumido pelas exportações na economia nacional, os responsáveis pelas diferentes PME poderão tomar contacto ao longo do dia complayers de setores de atividade como o agroalimentar,
e-commerce e metalomecânica -
front runners na economia nacional - e participar em diferentes workshops ao longo do dia.
Além dos já habituais workshops e cafés temáticos, a edição deste ano conta com uma nova iniciativa: o espaço Meet the Leaders, onde empresários com negócios de sucesso nos mercados espanhol, angolano e alemão, se irão reunir com as empresas que queiram aconselhar-se quanto às melhores estratégias de abordagem destes mercados.
As várias PME participantes vão ainda poder contar com a presença de oito gabinetes de consultoria internacional, 23 entidades de serviços de apoio à internacionalização, dez startups com produtos inovadores ligados às exportações, câmaras de comércio e indústria e web buyers internacionais.
Ao longo do dia, irão ainda decorrer dez workshops repartidos por três auditórios, os quais irão abordar tanto temáticas setoriais - com destaque para os setores agroalimen- tar, da metalomecânica e e-commerce - como de mercado.
Mais de cem oradores
Num total, o evento contará com 130 oradores, sempre com a temática da exportação como pano de fundo. O que se reveste de particular importância quando é conhecido o crescimento que as exportações nacionais têm tido nos últimos anos.
Embora continuem abaixo da média da UE, as exportações portuguesas têm vindo a aumentar o seu peso no PIB nacional, tendo atingido os 44% em 2018. A isto, junta-se ainda o facto de haver um cada vez maior número de empresas com perfil exportador, as quais representavam, em 2017, 35% do volume de negócios do total das empresas nacionais.
De referir que, de acordo com dados do Novo Banco, até julho deste ano, o valor das exportações nacionais de bens e serviços atingia os 53,5 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de 3% face ao mesmo período do ano passado.
Mas, apesar do cada vez maior dinamismo das empresas portuguesas nos mercados internacionais, há desafios que têm de ser ultrapassados. Um deles prende-se com a necessidade de uma maior diversificação dos mercados. Atualmente, são os países da União Europeia que absorvem a grande maioria das exportações nacionais (74%), com Espanha a assumir o papel de parceiro comercial privilegiado ao receber 21% das exportações portuguesas. Outro, mais global, prende-se com o previsível abrandamento da atividade económica nas principais economias mundiais e com as incertezas associadas a fatores como o brexit ou a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Temas que estarão em análise nesta edição do Portugal Exportador.
Organização do recinto no Centro de Congressos de Lisboa
PARCEIROS:
Fundação AIP
Novo Banco
AICEP
PATROCINADOR:
PI-Vitoria
P2-DPD
P3 - AIR Europa
P4 - Rangel
P5-Ceso
EMPRESAS:
El - Gastão da Cunha Ferreira
E2 - S6S
E3 - British Councite
E4 - Moneris
E5 - Corbroker
E6 - Seamodal
E7 - Lusocargo
E8 - IFC Broker
E9 - Comissão Europeia
E10 - Movie Light
E11 - Intellcorp
E12 - Olicargo
E13 - App
E14 - Grupo Ete
E15 - Giobalmedia
E16 - Masslve Media
E17-UnkToLeaders
E18 - Feira RI Alimentaria/ horeca 2021
CONSULTORIA:
Cl - Fnwsy
C2 - Argos
C3 - Mais Incentico
C4 - Kopptec
C5 - European Consulting
CAMARAS BILAT/ EXTERIORES:
CB1 - Luso Francesa
CB2 - Luso Japonesa
CB3 - Luso Alemã
CB4 - Luso Mexicana
CB5 - Luso Croata
CB6 - Portugal Angola
CEI Hispano Portuguesa
CE2 - Polónia Portugal
CE3 - Portugal Reino Unido
CE4 - Portugal Vietname
CE5 - Luso Luxemburguesa
STARTUPS:
SI - Buyinportugal
S2-FractalMind
S3- Erising
S4 My Data Manager
S5-MaeK
S6 Crltec
SS7 Eupago
S8- Outsmartis
S9- Portugal Export
S10- EUg Question
S11- Onlycorechem
S12- Cloudware
S13- Cargonetonlíne
S14- Gourmet da Vila