NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa e Universidade Nova de Lisboa lideram o ranking.

A Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa são as três instituições de ensino superior em Portugal com mais empreendedores, de acordo com a segunda edição do “Portugal’s Entrepreneurial University Ranking”, publicado esta terça-feira pela Startup Portugal.

 

A Universidade do Porto e Universidade Católica Portuguesa subiram uma posição na tabela em relação a 2023, ocupando agora o primeiro e segundo lugares, respetivamente. Já a Nova, que fecha o pódio deste ano, caiu duas posições. Segue-se a Universidade de Lisboa e do ISCTE, que figuram no quarto lugar do ranking que enumera as universidades portuguesas com mais empreendedores alumni em 2023.

 

“No ano passado, lançámos este ranking com o intuito de divulgar o empreendedorismo universitário e incentivar uma crescente adoção e de temáticas do desenvolvimento de projetos inovadores nos seus programas curriculares. É com satisfação que vemos a Universidade do Porto a fazer uma evolução positiva no número de fundadores que está a formar e a integrar no mercado”, afirma o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins.

 

Para esta lista foram utilizados dados da Dealroom.co, a partir dos quais foi possível concluir que existem, pelo menos, 1.650 alumni fundadores distribuídos pelas dez principais instituições de ensino superior em Portugal, o que representa um crescimento médio de 21,15% em termos homólogos.

 

“As principais áreas de estudo dos alunos do ensino superior em Portugal: Gestão e Direito, Engenharias e Saúde constituem o Top 3. No que respeita às nacionalidades prevalentes de alunos internacionais, nota-se uma maior incidência das nacionalidades brasileira, guineense e cabo-verdiana”, lê-se ainda na síntese divulgada pela estrutura do Governo que representa o ecossistema empreendedor nacional.

 

Quais as dez universidades portuguesas com mais empreendedores?

  • Universidade do Porto – 35.791 alunos e 275 fundadores
  • Universidade Católica Portuguesa – 13.501 alunos e 263 fundadores
  • Universidade Nova – 25.191 alunos e 253 fundadores
  • Universidade de Lisboa – 50.197 alunos e 194 fundadores
  • ISCTE – 11.353 alunos e 162 fundadores
  • Universidade de Coimbra – 23.852 alunos e 149 fundadores
  • Universidade do Minho – 20.106 alunos e 143 fundadores
  • Universidade de Aveiro – 15.963 alunos e 105 fundadores
  • Instituto Politécnico do Porto – 21.773 alunos e 60 fundadores
  • Universidade Lusófona – 11.771 alunos e 46 fundadores

Fonte: RAIDES 2022 – Inscritos em estabelecimentos de Ensino Superior 2022/2023 – Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e Startup Portugal Dealroom

 

Em O Jornal Económico

Partilhar