NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Nos últimos 12 meses foram instalados em todo o mundo um valor recorde de 227 Gigawatts (GW) de capacidade renovável, 4,7% a mais que no ano anterior. Especialistas preveem que em 2022 se possa ainda somar 270 GW, o que representaria um aumento de 20%.

Estes são os dados resultantes de uma pesquisa efetuada pela empresa energética norueguesa Rystad Energy, que revela ainda que em 2021 a energia solar fotovoltaica instalada, a energia fotovoltaica residencial, a energia eólica offshore, as baterias e outras formas de armazenamento de energia aumentaram em termos adicionais, revela o ‘elEconomista’.

 

De sublinhar ainda que as novas instalações eólicas offshore duplicaram em comparação com 2020.

 

O eletrolisador de hidrogênio, apesar de não tem muito peso dentro da capacidade global, também observou uma expansão significativa, chegando a 0,8 GW de capacidade adicional, em comparação com os 0,04 GW registados em 2020.

 

Para a Rystad Energy a expansão solar e de hidrogênio impulsionará o aumento da capacidade renovável mundial em 2022.

 

“As promessas de carbono neutro feitas na conferência climática COP26 em Glasgow este ano ajudarão a impulsionar um crescimento significativo nos próximos anos”, disse Gero Farruggio, responsável pela pesquisa na Rystad Energy.

Partilhar