NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Conferência sobre Sines, a infraestrutura da transição digital da Europa e do mundo decorre dia 11 de janeiro, das 11h00 às 17h00, em formato híbrido, no Edifício ZILS, Sines.

A Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) é a maior área de acolhimento empresarial de Portugal -gerida pela aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços S. A., e recebe a segunda grande conferência “Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform”, agora exclusivamente dedicada sobre a infraestrutura da transição digital.

 

Nesta conferência irão ser partilhados investimentos futuros e discutido o potencial geoestratégico da ZILS para o estabelecimento de mais players na área das infraestruturas de dados. Portugal poderá dar um contributo importante na implementação da Estratégia Europeia de Dados e na criação um mercado único de dados que garanta a competitividade global e a soberania da Europa, com enfoque na conectividade internacional através de cabos terrestres e submarinos, centros de dados e outras tecnologias que complementam a visão de uma União Europeia unida e virada para o exterior.

 

Sob a Presidência Portuguesa da União Europeia, a Plataforma Atlântica de Dados foi reforçada, com a entrada em operação do cabo Ellalink, um investimento de 150M€ cofinanciado pela União Europeia, ligando a Europa (em Sines) à América do Sul (em Fortaleza); mas também pelo despontar de projetos de centros de dados, de que é exemplo o maior campus de dados alimentado por energias renováveis da Europa, o START Campus, um investimento de 3.500M€. Outros investimentos serão anunciados em breve. A aicep Global Parques desenvolve o Sines Tech - Innovation & Data Center Hub, um ecossistema digital capaz de oferecer uma solução totalmente integrada e atrativa de investimentos em estações de amarração de cabos submarinos de telecomunicações, bem como a instalação e operação de centros de dados, desenvolvendo assim em Portugal uma infraestrutura que impulsiona a nossa economia digital. Esta iniciativa é organizada no âmbito do programa Invest in Alentejo, liderado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, cofinanciado pelo Alentejo 2020.

 

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

 

11h00 - Boas-vindas por Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques e membro do CA da ADRAL

           

- Abertura por Hugo Santos Mendes, Secretário de Estado Ajunto e das Comunicações

 

12h00 – “Regulação e Licenciamento Nacionais”

Moderador: Teresa Ribeiro, aicep Global Parques

Augusto Fragoso, Portuguese Telecom NRA (ANACOM) DG Information and Innovation

José Carlos Simão, Portuguese DG Natural Resources, Safety and Maritime Services

Nuno Lacasta, Vogal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

 

13h00 - Almoço & Networking

 

15h00 - “Estações de Cabos Submarinos e Centros de Dados em Sines”

Moderador: Gonçalo Eiras, aicep Global Parques

Afonso Salema, CEO da START - Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus

ALBERTO PASSOS, Diretor Comercial na IP Telecom

Enrico Banfi, VP EMEA & APAC na Alcatel Submarine Networks

Norman Albi, CEO da Medusa Submarine Cable System

Olivier Labbe, Diretor geral da CAP DC

Philippe Dumont, CEO da EllaLink

Rui Ribeiro, Diretor geral da IP Telecom

 

16h30 Encerramento por Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização

Partilhar