NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Dia 14 de dezembro a AEP - Associação Empresarial de Portugal recebe, nas suas instalações, a última sessão de 2022, da Rede Global da Diáspora, inserida no roadshow nacional, completando, assim, o ciclo de 30 ativações previstas nesta versão 2.0 do projeto.

Com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, a sessão vai privilegiar a apresentação das ferramentas criadas pela Rede Global para facilitar o acesso das PME portuguesas ao mundo global. O alinhamento contempla um painel que irá debater temas como a internacionalização, oportunidades de negócios, talento português, ciência e cultura na diáspora portuguesa.

 

“Terminamos o ano com 31500 empresas inseridas na plataforma, de 156 países. Contamos também com quase 10 mil portugueses registados. Nestes últimos quatro anos estivemos, a nível internacional, presencialmente, em 9 países e 22 cidades e online com mais 20 localidades. A nível nacional, realizámos, em conjunto com as Associações Empresariais, 45 ativações. Tem sido um percurso extraordinário de que muito nos orgulhamos. A plataforma, neste momento, já conseguiu registar a presença de perto de 15 mil utilizadores só na ferramenta de Diáspora Business Intelligence, espaço privilegiado para conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade”, afirma Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.

 

O evento de encerramento do ano vai reunir várias entidades parceiras da Rede Global da Diáspora, como a AICEP, Conselho da Diáspora Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, Universidade de Coimbra e RTP Internacional.

 

A Rede Global da Diáspora, projeto da Fundação AEP, tem vindo a promover, neste último ano, num roadshow nacional e internacional, o Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence, duas ferramentas com o objetivo de exponenciar o valor da diáspora portuguesa. Tratam-se de funcionalidades exclusivamente dirigida a Empresas e Investidores, que visam facilitar e acelerar negócios à escala global, permitindo o contacto direto com mais de 10 mil empresas de portugueses e conhecer de perto 19 mil empresas portuguesas exportadoras.

 

Ambas as ferramentas são de acesso gratuito, apenas é necessário registarem-se na plataforma https://redeglobal.pt e navegar entre as soluções e as oportunidades. Através da ferramenta o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento. Pretende-se que a Rede Global seja uma plataforma digital capaz de agregar o capital de relacionamentos e de networking junto da comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes, e simultaneamente um elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME portuguesas e os empresários da Diáspora.

 

A Rede Global da Diáspora é um projeto apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar