NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Os marketplaces de serviços não são apenas úteis na vida quotidiana e pessoal. Constituem uma dupla oportunidade para as empresas, já que é possível vender, mas também contratar serviços.

Das refeições às férias, passando por reparações ou serviços de secretariado, este tipo de marketplaces permite que empresas e particulares entrem em contacto com outras empresas e profissionais que prestam o serviço de que precisam.

 

Embora alguns serviços, pelas suas características próprias, só possam ser contratados entre vendedores e clientes da mesma área geográfica, os marketplaces de serviços também funcionam a nível global. São, por isso, mais uma possibilidade de internacionalização e de criação de parcerias e negócios.

 

O objetivo de qualquer marketplace é proporcionar, ao comprador, a oportunidade de, em qualquer momento e localização, encontrar o que procura. No caso deste tipo de marketplaces são disponibilizados variados serviços, oferecidos por profissionais ou por outras empresas.

 

Assim, um mesmo marketplace pode ser B2B (quando o prestador e cliente são empresas), B2C (se a empresa vende um serviço a um consumidor) ou até C2C, quando os negócios envolvem dois particulares que negoceiam e fazem uma transação através da plataforma.

 

Os clientes (consumidores ou outras empresas) acedem à plataforma e procuram o serviço pretendido, encontrando uma lista de prestadores nessa área. O potencial cliente tem então a possibilidade de escolher com base em fatores como o preço ou avaliações anteriores. 

 

Os marketplaces de serviços podem funcionar de duas formas: através de um preço fixo ou por orçamento. No primeiro caso, o prestador indica o preço praticado por determinado serviço e os clientes podem, entre vários prestadores, escolher o mais conveniente.

 

Noutras situações, até pela especificidade do serviço – por exemplo a tradução dos conteúdos de uma loja online – pode ser necessário pedir um orçamento. O cliente pode solicitar orçamentos a vários prestadores ou escolher um, indicar-lhe o trabalho pretendido e requerer um preço para o mesmo.

 

Saiba mais sobre este tipo de marketplaces.

 

Partilhar