NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Castro Group anunciou esta quinta-feira que o gabinete Paulo Merlini Architects é o vencedor do concurso para a reabilitação daquela que foi a antiga fábrica da Lactogal, localizada em Matosinhos – Leça do Balio.

Este concurso, que contou com as propostas de seis gabinetes de arquitetura nacionais, tinha como objetivo encontrar a melhor solução arquitetónica para a adaptação dos edifícios existentes a novos usos destinados a escritórios e serviços, mantendo a sua arquitetura industrial.

 

O novo centro empresarial será batizado de SPARK – Smart Park Matosinhos, e conta com uma área total de cerca de 18 mil metros quadrados. Este é um projeto que pretende manter vivo o “ícone arquitetónico central e todas as suas forças e características”.

 

“O gabinete escolhido foi capaz de apresentar uma abordagem onde se destaca o cuidado pela idealização de espaços que conciliam a qualidade do trabalho com a qualidade de vida e bem-estar dos seus utilizadores. Simultaneamente, encontraram na natureza o mote para potenciar e dinamizar a zona envolvente através da criação de praças abertas à comunidade e de serviços que criam um ambiente fluído e sinérgico entre o interior e o exterior”, disse Paulo Castro, CEO do Castro Group:

 

Por sua vez, Paulo Merlini, CEO & Founding Member do gabinete vencedor, explicou que desenvolveram uma “solução que, se por um lado pretende potenciar a presença da edificação original, por outro procura tornar-se uma expressão do que entendemos que deverá ser o escritório do futuro, da realidade pós-pandémica. Um espaço que responda às necessidades biológicas enraizadas no nosso genoma, um edifício que se expressa numa nova fusão entre a casa e o edifício de escritórios.”

Partilhar