Na Europa 78% das transacções com cartões Mastercard são desta forma. Antes da crise sanitária, a penetração dos pagamentos contactless na Europa já era elevada e estava à frente do resto do mundo. Para ajudar as pessoas a beneficiar da forma mais rápida e fácil de pagar, a Mastercard comprometeu-se a facilitar o aumento do limite destes pagamentos em 42 países do continente.
Pioneiros em pagamentos sem contacto
«A Mastercard foi sempre pioneira nos pagamentos contactless na Europa. Não só promovemos a sua adopção, como também estamos empenhados nesta forma de pagamento. Por conseguinte, ajudámos a facilitar o aumento do limite dos pagamentos sem contacto em vários países, garantindo a segurança e a protecção das pessoas. A nossa tecnologia sempre serviu para apoiar e facilitar a mudança dos hábitos dos consumidores e garantir que o dinheiro é mantido em segurança. Tudo isto para que as pessoas que servimos possam ter paz de espírito num mundo em constante evolução«, afirma Milan Gauder, vice-presidente executivo de produto e inovação da Mastercard Europe.
«Os problemas de fraude nos pagamentos contactless são significativamente inferiores aos dos pagamentos com PIN na Europa e continuam a diminuir. Por outro lado, foram aplicadas medidas de prevenção da fraude, tais como limites cumulativos e controlos mais rigorosos desde que foram aumentados os limites sem contacto, pelo que as pessoas devem sentir-se confiantes de que os seus pagamentos estão protegidos«, acrescenta Rigo Van den Broeck, vice-presidente sénior das soluções de ciber-informação na Mastercard.