NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Boah Nova é uma startup que nasceu pela mão do professor de gestão do IPAM, Fernando Santos, em Leça da Palmeira, no Porto, em período pós-pandemia.

Foi em março de 2021, que depois de ter trabalhado durante oito anos no setor da iluminação e uns tantos a tratar de projetos mais pessoais” que decidiu “testar-se a si próprio e lançar-se num projeto empresarial ligado à sustentabilidade”.

 

A empresa fornece candeeiros de madeira, totalmente fabricados à mão. Como explica Fernando Santos, em declarações à ‘Executive Digest’,  “nós trabalhamos essencialmente com facedores de madeira. Foles de madeira são fatias finas de madeira. São literalmente fatias de madeira cortadas de troncos. As nossas faceturas vêm de madeira cultivada localmente e certificadas pela FSC. Assim, podemos garantir um sourcing ambientalmente responsável”.

 

​Até ao momento, a Boah Nova não tem colaboradores a tempo inteiro nem metas financeiras até ao final do ano, tendo em conta que para já é um “projeto orgânico”, como o conceito que visa concretizar.

 

Como explica o gestor: “aqui o tecido laboral vai mudando mediante as necessidades de produção face à procura” e o próprio Fernando Santos faz questão de colocar “mãos à obra”. Apesar do curto espaço de vida, a empresa já vendeu candeeiros, para a Finlândia, EUA e Alemanha.

 

O segredo para o sucesso está na exclusividade de cada produto. “cada uma de nossas lâmpadas é, na realidade, verdadeiramente única, já que cada fatia de madeira tem seu próprio caráter e riqueza. Adoramos isso”, remata o fundador da empresa.

Partilhar