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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

À medida que as condições meteorológicas extremas conduzem a uma preocupação ambiental crescente em todo o mundo, o “CEO Sustainability Guide” da Bain & Company procurou explorar as preocupações de sustentabilidade dos líderes empresariais, dos seus clientes e colaboradores, concluindo que mais de 60% das empresas não está no bom caminho para atingir os seus objectivos de sustentabilidade.

O relatório inclui ainda um inquérito a 23 mil consumidores que revela que cerca de 64% das pessoas tem uma forte preocupação com a sustentabilidade. Este facto intensificou-se nos últimos dois anos, principalmente devido às condições climáticas extremas que ocorrem em diversas partes do globo.

 

De acordo com os dados, os Baby Boomers parecem tão preocupados como a Geração Z: 72% dos consumidores da Geração Z e 68% dos Baby Boomers em todo o mundo está muito ou extremamente preocupado com o ambiente. Nos casos da Índia, França e Japão, os Baby Boomers têm um nível de preocupação ainda maior.

 

Neste sentido, os consumidores procuram produtos sustentáveis e estão dispostos a pagar mais por eles. Os inquiridos da Índia, Indonésia, Brasil e China estão dispostos a pagar mais 15% a 20% por produtos sustentáveis. Por sua vez, os consumidores americanos pagariam mais 11%, enquanto os consumidores do Reino Unido, Itália, Alemanha e França só estão dispostos a pagar entre mais 8 e 10%.

 

O que as marcas produzem e o que os consumidores procuram

 

As conclusões deste relatório revelam que 48% dos consumidores está preocupado com a forma como um produto pode ser reutilizado, a sua durabilidade e como minimizar os resíduos gerados. Porém, a maioria das empresas baseia a sustentabilidade dos seus produtos em factores como o fabrico, os ingredientes e as práticas agrícolas adoptadas. Por causa disto, quase metade dos consumidores nos mercados desenvolvidos acredita que viver de forma sustentável é demasiado caro, porque confundem “sustentável” com “premium”.

 

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