NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O projeto SoTecIn Factory – Social and Technological innovation Factory for low carbon and circular industrial value chains, liderado pelo INESC TEC, procura empreendedores sociais europeus com experiência em tecnologia para desenvolver soluções que contribuam para uma indústria mais circular, sustentável e resiliente.

Apoiar inovações sociais que potenciam a circularidade das cadeias de valor e a redução da pegada de carbono da indústria é o grande objetivo do projeto. Nesse sentido, o concurso procura apoiar 25 empreendedores sociais europeus (entre investigadores, PME e startups) que apresentem ideias inovadoras orientadas para a tecnologia como uma resposta aos desafios circulares alinhados com a missão do projeto, nomeadamente no que diz respeito a cadeias de valor do têxtil, plástico, embalagens, alimento, água e nutrientes.

   

Numa fase inicial, cada um dos 25 selecionados irá receber 15 mil euros para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e com impacto social. Deste grupo, 15 terão a oportunidade de participar numa demonstração tecnológica pré mercado, que inclui um apoio adicional de 85 mil euros.

 

Além do financiamento, os inovadores sociais irão usufruir de acompanhamento por mentores, ações de capacitação com contribuições científicas para a implementação das suas soluções e conceção de modelos de negócio.

 

Este é o primeiro de dois concursos a ser levados a cabo no âmbito do SoTecIn Factory que, para além do INESC TEC, junta, ainda, cinco outros parceiros europeus: F6S Network, da Irlanda; bwcon, da Alemanha; Impact Hub, da Áustria; Metabolic, dos Países Baixos; e CNR, da Itália.

 

As candidaturas podem ser feitas até 28 de setembro em https://bit.ly/3rkeocM.

 

O projeto é financiado pelo Programa Horizonte Europa da Comissão Europeia. Já pode subscrever a newsletter e acompanhar as atividades e open calls do SoTecInFactory em www.sotecinfactory.eu.

Partilhar