NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Há muito mais para descobrir em Portugal além de Lisboa e a revista Forbes sabe disso.

Não há como negar que Lisboa é um destino bastante espetacular mas, segundo a revista Forbes, "para umas férias inesquecíveis, o melhor é explorar mais do que apenas um município".

 

"Felizmente, Portugal está repleto de uma grande variedade de cidades fascinantes que se estendem desde os arredores de Lisboa até ao norte do país", pode ler-se na publicação, onde foram destacadas cinco cidades portuguesas "charmosas e muitas vezes subestimadas".

 

PORTO

 

Porto, a segunda maior cidade de Portugal, "foi aclamada ao longo dos anos pelo seu cenário espetacular de comidas e bebidas, arquitetura deslumbrante e centro histórico da cidade". Destaque para o Palácio da Bolsa, Torre dos Clérigos e Capela das Almas, que fazem do Porto "um verdadeiro tesouro de lindas estruturas como nenhum outro encontrado na terra.". A nível gastronómico, a regra é clara: os turistas não devem deixar de provar uma francesinha em algum momento da sua viagem.

 

CASCAIS

 

"Para quem prefere as coisas boas da vida, poucos destinos em Portugal se comparam a Cascais", defende a publicação. Antes frequentada pela família real portuguesa, Cascais é conhecida como "uma das comunidades mais ricas da Península Ibérica". Os visitantes podem explorar as idílicas praias da costa e "dirigir-se ao centro da vila para provar a ginja". Para uma vista "verdadeiramente espetacular das falésias à beira-mar" os visitantes podem seguir até à Boca do Inferno.

 

COIMBRA

 

Com ruínas da era romana e a universidade mais antiga de Portugal, "Coimbra é um verdadeiro paraíso para os fãs de arquitetura complexa e monumentos históricos preservados". Destaque para a Porta de Barbacã, um arco histórico que outrora serviu de acesso ao interior amuralhado de Coimbra. "Não faltam torres e igrejas elaboradas para visitar, tanto dentro como fora das suas muralhas",  desde a Sé Velha de Coimbra ao Mosteiro de Santa Cruz, "uma estrutura icónica que abriga os restos mortais do primeiro rei de Portugal".

 

GUIMARÃES

 

Para os apaixonados pela história de Portugal, nenhuma visita está completa sem passar um dia em Guimarães. Conhecida como o local “onde nasceu Portugal”, nenhuma viagem à cidade está completa sem visitar o Castelo de Guimarães, construído para defender Guimarães dos exércitos mouros que desejavam conquistar a cidade.

 

SANTARÉM

 

"Depois de séculos de batalhas sangrentas nas mãos dos visigodos, mouros e da monarquia portuguesa, a cidade histórica de Santarém tornou-se um dos principais destinos do país para uma viagem de um dia tranquilo e de lazer", pode ler-se na publicação. À chegada, os visitantes podem dar um passeio pelo centro da cidade e "maravilhar-se com a esplêndida Sé Catedral de Santarém" antes de se dirigirem à Igreja da Graça, uma pequena casa de culto adornada com "uma intrincada rosácea esculpida numa única pedra". Depois de explorar a baixa da cidade, a sugestão é ir até às Portas do Sol, e desfrutar de uma vista "espectacular sobre o Rio Tejo e a paisagem circundante portuguesa".

Partilhar