O programa será composto por reuniões técnicas, nos primeiros dias, e um segmento de alto nível, que será liderado pelo Presidente Azali Assoumani, das Comores, a encerrar a reunião. A convite dos organizadores, a participação de Portugal, cuja liderança e investimento na política de oceanos e da economia azul são internacionalmente reconhecidos, será assegurada pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.
Este evento explorará, entre outras, a iniciativa, inspirada na “Great Green Wall” no Sahel, de criar no Oceano Índico a “Great Blue Wall”, ideia que foi apresentada na Conferência dos Oceanos, em Lisboa, e recebida com grande entusiasmo pelos participantes. Os oceanos serão também debatidos na perspetiva do desenvolvimento com o tema da Presidência UA 2023, como o meio para propiciar o desenvolvimento do comércio, assente na navegação dos oceanos que envolvem o continente por onde passa a larga maioria do tráfego internacional.
Espera-se que os contributos deste Fórum possam ser levados à Conferência dos Oceanos, nas sessões de 2024 e 2025, na Costa Rica e em França.