NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Robert Walters lançou a Pesquisa Salarial Digital 2022, onde inclui as tendências de contratação e salários para o próximo ano. Segundo a pesquisa, 2022 será um ano desafiante na área de Tecnologias de Informação (TI).

O World Economic Forum estima que este ano mundialmente cerca de 75.000.000 de empregos serão perdidos devido à robótica, que por outro lado criam cerca de 133.000.000 empregos em IA, Data e Software development.

Com destaque nas seguintes áreas:

  • Software developers
  • Data engineers, Data scientists, Data Visualization specialists
  • Cyber segurança, Cloud specialists, QA e devOps

 

O departamento de TI deverá crescer cerca de 36% em Portugal. Com isto um crescimento salarial também. Um estudo demonstrou que o crescimento salarial na área de TI é o mais alto, com um aumento que pode ir de 5,6% a 11,2%.

 

No inicio da pandemia, Tecnologia era um sector que estava a ser afectado como qualquer outro, no entanto houve um ponto de viragem após cerca de três meses. Nos primeiros três meses muitos dos contratos flexíveis foram cancelados, mas uma enorme procura nos serviços de IT online, as vagas voltaram a aparecer. A procura para Data e BI Specialist aumentaram 42% comparados com Março de 2020.

 

Cyber segurança é um dos principais focos e dos maiores desafios das empresas. Em Portugal o cibercrime cresceu cerca de 182% e há uma falta de profissionais na área. Para além disso a área de Data e BI está constantemente a crescer, uma vez que os colaboradores precisam de ter acesso à cloud de forma a terem acesso a toda a informação. Também a escassez de especialistas do mundo do IT continua a ser uma tendência este ano.

Partilhar