NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Esta iniciativa especial, sob a marca “Invest for Jobs”, tem como objetivo apoiar as empresas e investidores alemães, europeus e africanos no seu envolvimento com África.

O IFE - Investissements pour l'emploi é uma empresa criada pelo KfW Banque de Développement (KfW) no quadro da iniciativa especial “Formação e Emprego” do Ministério Federal Alemão da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ).

 

Esta iniciativa visa a criação de emprego e locais de formação sustentáveis nos seus oito países parceiros, nomeadamente Costa do Marfim, Egito (em preparação), Etiópia, Gana, Ruanda, Senegal, Tunísia e Marrocos.  

 

O IFE, enquanto mecanismo de investimento para o emprego, disponibiliza subsídios competitivos para o cofinanciamento de projetos de caráter privado e público, através de subvenções cofinanciadas, atribuídas com base num processo de candidatura, as quais podem variar entre um milhão e 10 milhões de euros por projeto.

 

Esta entidade constitui-se, para Marrocos, como uma alavanca para mobilizar recursos locais, nacionais e internacionais, com base em parcerias com empresas privadas, ONG, assim como outras estruturas, oferecendo não apenas projetos geradores de empregos condignos e estáveis, mas também uma formação adequada em linha com os requisitos e necessidades do mercado de trabalho marroquino.

 

De entre as áreas consideradas estratégicas para Marrocos, emerge a economia verde, cuja emergência de empregos “verdes” figura entre os objetivos da Estratégia Nacional De Desenvolvimento Sustentável (SNSS) de Marrocos até 2030.

Assim, as empresas portuguesas, academia, consórcios e outras estruturas, públicas ou privadas, são convidadas a apresentar projetos, a partir do dia 1 de março de 2021, altura da abertura das candidaturas.

 

Informa-se ainda que em face do atual contexto de pandemia, prevê-se a organização de reuniões informativas online para uma melhor compreensão dos objetivos deste fundo, condições, fases e modalidades de participação, tipologia de projetos ilegíveis, critérios de avaliação, entre outros.

 

Para informação adicional consultar aqui e aqui.

 

Para eventuais dúvidas, contactar através do email info@invest-for-jobs.com ou cfp-ife.maroc@invest-for-jobs.com

Partilhar