NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Google anuncia o lançamento do Market Finder em Portugal, uma nova ferramenta gratuita para ajudar as empresas na identificação de novos clientes, a planear o sucesso e a fazer crescer as suas exportações online.

Esta nova ferramenta proporciona ainda gratuitamente guias, vídeos e dicas tornando mais fácil às empresas darem os seus primeiros passos no mercado de exportação.

 

A Internet acabou com as barreiras do comércio internacional tornando possível que até mesmo as pequenas e médias empresas possam ser players globais. Portugal, através do programa Internacionalizar 2030, pretende aumentar as exportações portuguesas para 53% do PIB português e aumentar o número de empresas exportadoras de 21.500 para 25.000 até ao final da década.

 

De acordo com um estudo da Google, 60% dos exportadores olham para os chamados insights de mercado como o ponto de partida e o seu principal desafio no seu caminho de exportação. Por exemplo, é necessário saber o básico como onde a procura é maior para os respetivos produtos e serviços.

 

O problema, é que essa análise de mercado exige tempo valioso e dinheiro. É necessário conhecer detalhes como o tamanho do mercado, estrutura, quem são os clientes potenciais e quanto estarão dispostos a pagar. Irá querer também saber o que a concorrência está a fazer.

 

“Congratulo a Google pois, em sintonia com a AICEP, apresenta uma ferramenta que será sem dúvida de apoio para que as empresas portuguesas possam alcançar mais e melhores exportações. Estou certo que o Market Finder, em complemento com as ferramentas e apoio que a AICEP disponibiliza, será uma ajuda prática para as empresas portuguesas prepararem da melhor forma possível a sua entrada em novos mercados externos, conhecer melhor os seus potenciais clientes e, acima de tudo, os mecanismos de comunicação online mais eficazes para cada geografia”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da AICEP, Luís Castro Henriques.r

Partilhar