NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Imec, com sede em Leuven, na região da Flandres, é um dos principais centros de investigação mundiais nas áreas dos semicondutores e tecnologias digitais. Fundado em 1984, em parceria com diversas entidades da região da Flandres, o Imec abriga uma infraestrutura que integra mais de 2500 cientistas e investigadores de mais de 96 nacionalidades, para além de uma rede de 600 parceiros internacionais em diversas indústrias. Em 2022, o Imec teve um volume de negócios de 846 milhões de euros.

O centro dedica-se a apoiar empresas, tanto pequenas quanto grandes, no processo de produção, desenvolvimento e design de novos produtos e serviços.

 

O Imec abriga também o Imec.istart, um programa de aceleração que oferece financiamento inicial e suporte personalizado a startups tecnológicas, visando o sucesso e a expansão global das mesmas. Este programa de aceleração está aberto a startups tecnológicas belgas e estrangeiras. No último caso, as startups europeias e internacionais podem aceder a este programa de aceleração caso demonstram uma ligação à Bélgica (ex. sede, filial, branch ou colaborações com centros de investigação belgas) ou compromisso para o fazer.

 

O programa visa preparar tanto a empresa como o seu produto para o mercado, incluindo o crescimento dos mesmos e a atração de investidores durante um período de 12 a 18 meses. O imec.istart pretende integrar as startups que receberam financiamento num grupo de empresas scaleup, proporcionando apoio vitalício e fomentando a sua participação na comunidade do Imec.

 

O programa de aceleração imec.istart inclui 6 componentes:

1-     Acesso a formações/coaching

2-     Acesso a financiamento

3-     Acesso a tecnologias

4-     Acesso à comunidade imec

5-     Acesso a skills e talento

6-     Acesso ao mercado

 

Desde 2011, o Imec.istart já investiu em mais de 290 empresas, das quais 180 estão têm atividade nos mercados internacionais, selecionando anualmente cerca de 30 startups com elevado potencial para participar no programa de 12-18 meses na Bélgica. A taxa de sobrevivência das startups dentro deste programa é de 83% e é o imec.istart é responsável por criação de mais de 2800 empregos. É considerado o melhor “university-linked accelerator” a nível mundial pela UBI Global (tem uma forte relação com as universidades da região da Flandres, nomeadamente à Universidade de Leuven).

 

O imec.istart irá realizar uma sessão de informação para os próximos concursos que vão abrir dia 1 de janeiro. Esta sessão realizar-se-á a 11 de janeiro de 2024. Mais informações podem ser obtidas aqui e aqui.

 

Este programa de aceleração desenvolvido pelo Imex pode constituir uma excelente oportunidade para o scaleup de start-ups portuguesas das áreas tecnológicas-

 

Mais informações podem ser obtidas junto da delegação da AICEP em Bruxelas.

Partilhar