NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Através de uma estratégia de promoção internacional liderada pela APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), nos últimos anos, as indústrias como o mobiliário, colchoaria, decoração, entre outros, reconstruiram a sua imagem e posicionamento externo.

Esta estratégia, que foi feita através da participação em feiras internacionais e realização de missões empresariais, surgiu como uma montra para que as empresas portuguesas estimulassem e promovessem a qualidade da produção nacional tendo em conta a experiência know-how.

 

Assim, nos 109 eventos realizados, mais de 500 empresas participaram com cerca de um investimento de 45 milhões de euros.

 

Em 2018 as vendas no estrangeiro alcançaram os 1,83 mil milhões de euros, havendo um crescimento notório de 32% em relação a 2014 (1,39 mil milhões). Este cluster vem comprovar o sucesso destas mesmas ações atingindo um valor recorde de exportações em 2019.

 

Segundo Gualter Morgado, Diretor Executivo da APIMA, muitas das empresas nacionais afirmaram-se não só através da qualidade dos produtos como também na inovação e design. Muitas foram as empresas portuguesas que arriscaram na personalização e customização dos seus produtos, aumentando assim o número de empresas exportadoras.  

 

Assim, Gualter Morgado anuncia que, devido à pandemia do coronavírus e as restrições e constrangimentos que esta trouxe, a associação “está já a definir com a AICEP e demais entidades novos formatos e canais de promoção internacional, com um forte enfoque na tecnologia e no digital”.

Partilhar