NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A portuguesa Efacec apresentou uma nova linha de carregadores para veículos elétricos, desde postos de carregamento normal a postos ultrarrápidos de 350 kW.

Além dos carregadores propriamente ditos, a Efacec também desenvolve plataformas de gestão, uma área que Ângelo Ramalho, presidente da empresa, sublinhou destacando o investimento que a empresa tem vindo a fazer em tendências como o V2G (quando o veículo fornece energia à reda), integração do 5G, smart grid (redes inteligentes) e comunidades de energia. Segundo o executivo, a Efacec tem investido, em média, 15 milhões de euros/ano em investigação e desenvolvimento.

 

Dos 22 aos 350 kW

 

São três novas séries de postos de carregamento. Todos com suporte para atualizações remotas (over the air).

 

Na área do carregamento rápido, a Eafec anunciou os QC 60/90/120 kW. Postos que disponibilizam até 120 kW de potência e 920 volts de tensão elétrica. Estes postos podem ser configurados para carregar até três veículos em simultâneo (2x DC + 1x AC ou 3x DC). Incluem sistema de gestão das cargas, controlo dinâmico de ruído, capacidade “plug and charge” (autentificação feita automaticamente entre o posto e o carro) e manutenção remota. Estes postos são mais compactos que os postos de carregamento rápido anteriores da Efacec.

 

Os HV 175/350 kW de segunda geração são dedicados ao carregamento ultrarrápido, com uma potência máxima contínua de 350 kW (500 amperes). Para alcançar estes níveis de potência, são usados cabos com refrigeração líquida. Estes postos permitem carregar até dois veículos em simultâneo, incluem um quiosque personalizável e funcionalidades smartcharging e plug and charge.

 

Na área do carregamento normal usando corrente alternada, a Efacec anunciou a terceira geração dos postos de 22 kW, o PC 2×22 kVA, que incluem suporte para terminal de pagamento e atualizações remotas.

 

Os postos QC vão ficar disponíveis ainda no primeiro semestre deste ano, enquanto a nova geração de carregadores ultrarrápidos chegará ao mercado no primeiro semestre de 2021.

 

Gestão dos carregadores

 

A Efacec desenvolveu também uma ferramenta digital de gestão de carregadores e de redes de carregamento – EV Core – Charging Point Management System. De acordo com a empresa “com esta solução, o cliente pode gerir toda a sua rede de carregamento de veículos elétricos, sendo a plataforma escalável, para garantir a sua compatibilidade com produtos futuros e construída em função das necessidades de informação do cliente”. Foram distinguidas as seguintes características: personalizável, configuração fácil, integração com apps móveis, gestão de alarmística, compatibilidade com qualquer carregador OCPP, funcionalidade smartcharging e integração com sistema de pagamento e sistemas de faturação.

Partilhar