NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Com 235 mil metros cúbicos, o novo edifício do Centro de Distribuição da Sonae MC, inaugurado na Azambuja pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é o maior entreposto refrigerado em Portugal.

A expansão do Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja criou mais 300 novos postos de trabalho e vem aumentar a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região Centro e Sul do país.

 

Com um total de 70 mil metros quadrados, o Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja permite receber e armazenar produtos do país inteiro, sem perderem a frescura, e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores. Diariamente, saem mais de nove mil paletes de produtos para abastecer as lojas Continente.

 

O projeto de ampliação do entreposto da Azambuja inclui a integração do novo Centro de Pescado, que recebe toda a operação que se encontrava em Santarém e aumenta a capacidade de abastecimento. Integra, ainda, a nova unidade de acondicionamento e preparação do peixe refrigerado, incluindo bacalhau salgado. O objetivo da Sonae MC é concentrar o envio dos produtos frescos das lojas do sul do país no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das lojas em 24 horas.

 

O novo entreposto foi construído com preocupações sustentáveis, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação, permitindo a certificação internacional LEED Gold (Leadership In Energy & Environmental Design) pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis. O novo edifício está equipado com sistemas de refrigeração e isolamento mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do ambiente.

 

Com 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh, a Sonae MC, através da Elergone Energia, assegura 30% da potência da central fotovoltaica da Azambuja. Com 20 mil metros quadrados de área, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica e evita, anualmente, a produção de mais mil toneladas de CO2.

 

A logística da Sonae MC é constituída por cinco entrepostos, com 200 mil metros quadrados de área e onde trabalham 2.500 colaboradores. Circulam anualmente 300 milhões de caixas, que são entregues a cerca de 1.300 lojas em Portugal.

Partilhar