NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AEP – Associação Empresarial de Portugal chegou hoje ao Egito e leva na comitiva cinco empresas portuguesas do sector da Construção para participarem, entre os dias 26 e 29 de Junho, na feira BIG 5 Construct Egypt, o mais importante certame da região para o sector da Construção e Materiais de Construção, Pedras e Rochas Ornamentais, Tecnologias e Ambiente.

Para apoiar as empresas no seu processo de internacionalização, a AEP, através do projeto BOW - Business on the Way, organizou a participação nacional na feira, que conta com as empresas: Safina (tapetes e carpetes); Mocapor (artigos de mármore e rochas similares); Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro); Metalcértima (projetos para a indústria cerâmica estrutural) e PS Protseg (material de proteção pessoal).

 

Apesar de ser a primeira vez que a AEP organiza a participação portuguesa na BIG 5 Construct Egypt, desde 2010 que a área Internacional da AEP desenvolve acções no Egipto, um mercado que apresenta um vasto leque de oportunidades. Na edição de 2019, a BIG 5 Construct Egypt contou com a participação de 240 expositores de 24 países e mais de 14 mil visitantes profissionais de 50 nacionalidades.

 

Durante a deslocação, as empresas vão ter a oportunidade de apresentar as suas propostas de cooperação empresarial a um conjunto de empresários egípcios, num encontro organizado pelo Egypt Portugal Business Council, do qual a AEP é parceira em Portugal.

 

No programa está ainda prevista uma recepção na residência oficial da Embaixadora de Portugal no Egipto, Manuela Franco, para esclarecer as empresas participantes e potenciar o seu sucesso neste mercado.

 

Este ano, esta é a quinta participação presencial que a AEP organiza em mercados externos. As duas primeiras foram, em Fevereiro, ao Dubai (feira GulfHost e Feira Gulfood), a terceira, em Abril, à Rússia (feira MosBuild) e a quarta, em Junho, foi novamente ao Dubai para participar na feira Arab Health.

 

Por causa da pandemia, a participação física na feira, obrigou a AEP elaborar um conjunto de procedimentos de segurança, por forma a permitir a participação segura das sete empresas e da comitiva: equipamento de protecção individual, contratualização de dois tipos de seguros associados a cada participante e os necessários testes PCR para entrada e saída do Egipto. 

 

O governo egípcio tem mantido um constante e avultado investimento em novos projetos. Estão em curso empreendimentos tão relevantes como a New Mansoura City, a New Administrative Capital, o comboio de alta velocidade, entre muitos outros.

 

O Egito é o primeiro país da MENA (Middle East and Northern Africa) a emitir green bonds, que permitem o desenvolvimento de projectos relacionados com a gestão da energia e dos transportes, saneamento, gestão da água e plataformas de energias sustentáveis.

 

A nova área económica no canal do Suez posiciona-se como um hub industrial e de logística.

 

O projeto BOW - Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projectos Conjuntos – Internacionalização.

Partilhar