NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O município participa nesta exposição com a Startup Braga, que dá a conhecer empresas do seu universo que produzem tecnologias relacionadas com cidades, onde são exibidas algumas das soluções tecnológicas para cidades inventadas em Braga.

 

O município e a Startup Braga estão presentes, durante esta semana, no Smart City Expo World Congress, que decorre em 

Barcelona, que pela vez tem um espaço destinado a  Portugal, onde municípios e empresas mostram à comunidade global os seus projectos e soluções, anunciou esta terça-feira a autarquia.

 

João Rodrigues, vereador que tutela os pelouros da Inovação Tecnológica e da Inteligência Urbana, justifica a presença de 

Braga no evento por “este reunir, todos os anos, milhares de especialistas, decisores políticos, representantes de empresas e organizações de todo o mundo, empenhados em melhorar as suas cidades e, por isso mesmo, é da maior importância que 

Braga nele marque presença”.

 

O município participa nesta exposição com a Startup Braga, que dá a conhecer empresas do seu universo que produzem tecnologias relacionadas com cidades, onde são exibidas algumas das soluções tecnológicas para cidades inventadas em 

Braga.

 

“Esta é uma excelente oportunidade para trabalharmos principalmente dois objectivos. O primeiro, o de darmos a conhecer o que cá se faz, o segundo, em sentido inverso, o de aprendermos com o que de melhor se faz nesta indústria”, referiu 

João Rodrigues.

 

O vereador adianta que o outro dos objectivos a alcançar com a presença nesta feira de tecnologia – considerada o evento internacional mais importante do sector das cidades inteligentes – “é manter contactos com outras cidades à escala global e estudar futuras parcerias”.
 

MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA

 
Localizado numa zona central da feira, com 230 m2 de área, o stand de Braga está inserido no espaço – ‘SMART Portugal’ –, que disponibiliza um espaço para cada um dos expositores e uma zona comum na qual os participantes podem, ao longo dos três dias, fazer breves apresentações sobre as suas iniciativas.
 
Segundo adiantou a organização, no primeiro dia, estão previstas as presenças de um membro do Governo português, de Pedro Folgado, em representação da ANMP, e da Cônsul-Geral de Portugal em Barcelona, Ana Coelho, que a inauguram o espaço luso.
 
Fora do stand, mas incluída na iniciativa, vários representantes nacionais têm ainda a possibilidade de participar numa mesa redonda, a ter lugar espaço ‘Agora’ do SCEWC, numa acção patrocinada pela AICEP.
 
“Esta é ‘a’ feira mundial das cidades”, explica o coordenador da Nova Cidade – Urban Analytics Lab, Miguel de Castro Neto. “Com esta iniciativa, criamos a oportunidade de as autoridades locais e as empresas nacionais partilharem boas práticas e as suas mais recentes inovações. É uma oportunidade única de fazer parte de uma comunidade vibrante e inspiradora, onde se explora ao limite o potencial das tecnologias de informação para assegurar bem-estar e qualidade de vida às pessoas e responder aos desafios da dupla transição verde e digital”, diz.

Partilhar