NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

“Queremos ter acesso à rede de investidores que estará presente, uma vez que procuramos acelerar a nossa operação, para dar resposta às necessidades do mercado. Será também a primeira vez que vamos expor a nossa plataforma, pelo que esperamos feedback nas diversas vertentes, mas especialmente na tecnológica”, revelou Tiago Santos, CEO da Enlitia, sobre a presença da empresa amanhã no Web Summit, no âmbito do Alpha Program.

Enlitia, empresa de inteligência artificial sediada no Porto e dedicada às renováveis que desenvolveu um ecossistema de algoritmos para maximizar a produção de energia solar e eólica, vai estar amanhã no Web Summit a apresentar a sua plataforma que conta com clientes como EDP, EDP Renováveis, Galp, Ventient Energy ou ERG.

Em entrevista ao Link to Leaders, Tiago Santos, CEO da Enlitia, fala daquela que é desde maio uma spin-off da Smartwatt, da importância da tecnologia e do futuro das energias renováveis.

 

Como surgiu a Enlitia?
Enlitia surgiu na sequência da Smarwatt. Assim, nasceu esta spin-off que conta hoje um background de 5 anos de experiência, dedicada à Inteligência Artificial, e com clientes em 12 países e receitas de 1 milhão de euros em 2022. O seu propósito é único e baseado num ecossistema de algoritmos que promete revolucionar as energias solar e eólica, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios.

 

Quais têm sido os maiores desafios?
Os maiores desafios têm-se misturado com as maiores motivações. Estamos a desenvolver um conceito único que nos coloca num posicionamento muito diferenciador. Contudo é necessário criar estratégias diferenciadoras que demostrem de forma clara o valor a todos os stakeholders. Sendo a Enlitia uma empresa que duplicou a equipa no espaço de um ano, os maiores desafios passam por encontrar formas de estruturar este crescimento garantindo a sustentabilidade, enquanto continuamos a crescer. Ao mesmo tempo que tentamos encontrar as melhores estratégias para captar o melhor talento. Por fim, sem dúvida que a internacionalização para novos países, diferentes pessoas, mindsets e novas culturas tem sido também um dos pontos mais desafiantes. Sincronizar toda esta mudança a uma velocidade elevada, torna-se no maior desafio diário.

“Os algoritmos trabalham para fornecer informações precisas, tornando a produção de energia renovável mais eficiente”.

 

Quais as vantagens da plataforma da Enlitia? O que tem de diferenciador?
A plataforma da Enlitia oferece vantagens significativas ao apresentar um ecossistema exclusivo de algoritmos. Este sistema único maximiza a produção de energia solar e eólica. Os algoritmos trabalham para fornecer informações precisas, tornando a produção de energia renovável mais eficiente. A plataforma é unificada e intuitiva, e permite uma visão em tempo real do estado dos ativos renováveis. Ao simplificar processos que costumavam levar meses para apenas três horas, a Enlitia revoluciona a avaliação de desempenho e risco de forma rápida e intuitiva.

 

Como caracterizam o vosso tipo de cliente?
O nosso cliente alvo são empresas que gerem portfólios de ativos renováveis, especialmente solares e eólicos, no mercado europeu. Este tipo de cliente procura uma solução rápida e eficiente para a gestão dos seus ativos geograficamente dispersos. O seu objetivo final é a maximização dos lucros e otimização do desempenho dos seus ativos renováveis.

 

Como está o estado dos ativos renováveis hoje em dia?
O investimento em energia renovável eólica e solar tem crescido ano após ano, sendo que todas as previsões apontam para um crescimento constante nos próximos anos. Este facto significa que teremos cada vez mais ativos (turbinas eólicas e painéis solares), com comportamentos distintos e que necessitam níveis de atenção diferentes. Quem gere estes ativos está a gerir diariamente ativos implementados há mais de 10 anos e outros acabados de implementar, isto provoca imensa incerteza na definição da melhor estratégia para a sua gestão. A cada dia que passa a tecnologia na construção destes ativos tem permitido que estes sejam cada vez mais eficientes, contudo a gestão de portfolios com diferentes ativos tem vindo a aumentar a incerteza do processo.

 

De que forma a inteligência artificial está a revolucionar o mercado das energias renováveis?
O setor energético é um dos setores mais relevantes e essenciais a nível global, e desde as pressões da sociedade até às pressões climáticas, fazem com que a produção de energia renovável, que depende de recursos naturais imprevisíveis, tenha de evoluir rapidamente e de forma eficiente para responder às necessidades energéticas atuais, com o mínimo de impacto no planeta.

 

O que espera do Web Summit?
Queremos ter acesso à rede de investidores que estará presente, uma vez que procuramos acelerar a nossa operação, para dar resposta às necessidades do mercado. Será também a primeira vez que vamos expor a nossa plataforma, pelo que esperamos feedback nas diversas vertentes, mas especialmente na tecnológica.

“Pretendemos expandir-nos para outros países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália -e, espera-se que daí venha 30% do volume de negócios já este ano”.

 

Quais os mercados de aposta da Enlitia? E quais os que são mais representativos na faturação da empresa?
Pretendemos expandir-nos para outros países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália -e, espera-se que daí venha 30% do volume de negócios já este ano. O nosso mercado mais representativo é Portugal, seguindo-se Espanha.

 

Que outros mercados estão na mira?
Queremos focar-nos nos mercados acima, mas consideramos a hipótese de desenvolver negócio em mercados como Estados Unidos, África e Ásia.

 

À medida que testemunha o desenvolvimento de novas energias renováveis, abrem-se novas oportunidades para as energéticas. A plataforma da Enlitia está preparada para as mudanças? Conseguirá adaptar-se aos desafios?
A Enlitia não só está preparada para enfrentar as mudanças e os consequentes desafios no setor das energias renováveis, como também está um passo à frente. Somos a única empresa portuguesa com uma solução tão inovadora como o nosso ecossistema de algoritmos, mesmo fora do setor energético. Este fator coloca-nos numa posição única. Como empresa tecnológica, com uma equipa jovem, motivada e qualificada, temos uma grande vantagem competitiva para oferecer às empresas que decidem colaborar connosco, com nosso forte conhecimento da indústria energética, domínio dos dados e já mais de 5 anos a desenvolver algoritmos.

“Prevemos duplicar o volume de negócios este ano e chegar aos 6,9 milhões de euros em 2025”.

 

Qual a previsão de faturação para este ano? E para 2024?
Prevemos duplicar o volume de negócios este ano e chegar aos 6,9 milhões de euros em 2025.

Que outros serviços podemos esperar da Enlitia?
Queremos construir uma comunidade para a energia renovável onde todos os profissionais se podem ligar e tirar partido do nosso ecossistema de algoritmos, assim como contribuir com o seu conhecimento para melhorar essa comunidade.

 

Perguntas de respostas rápidas:
Maior risco
:  Sustentabilidade da empresa, numa fase de crescimento acelerado.
Maior erro: Acreditar que todos pensamos da mesma forma e valorizamos as mesmas coisas.
Maior lição: Só perdemos quando deixamos de acreditar.
Maior conquista: A Enlitia.

 

Tiago Santos, CEO da Enlitia

Em Link to Leaders

Partilhar