NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Chama-se Women TechEU e abre novas oportunidades de financiamento para projetos inovadores dinamizados por mulheres na Europa.

As candidaturas estão abertas até 10 de novembro e as empresas candidatas podem receber até 75 mil euros para financiar os passos iniciais do negócio, mas também ter acesso a mentoria e coaching  do EIC Business Acceleration Services (BAS), integrado no novo programa de liderança para mulheres.

O projeto piloto foi lançado em julho e tem previsto o apoio a 50 startups promissoras, lideradas por mulheres, a partir de 2022.

Segundo os dados, as startups de deep tech representam mais de um quarto do ecossistema de novas empresas na Europa, com uma valorização acima dos 700 mil milhões de euros, mas as mulheres continuam a ser largamente sub representadas nesta indústria.

Para além das dificuldades adicionais de desenvolvimento de empresas de deep tech, que exigem ciclos mais longos de Investigação e Desenvolvimento e mais tempo e financiamento do que outras startups, a EIC admite ainda que as mulheres enfrentam dificuldades adicionais com preconceitos de género e estereotipos que ainda prevalecem nos setores da tecnologia.

A iniciativa Women TechEU é financiada no âmbito do programa operacional de inovação Horizon Europe e as candidaturas podem ser feitas através destes site.

Partilhar